Deputado Jean Oliveira alerta sobre a 3ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia

O deputado lembrou que enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , na primeira reunião da Comissão, neste mandato, colocou em pauta prioritária a 3ª aproximação do Zoneamento ...

Publicada em 11 de October de 2015 às 16:51:00

O deputado Jean Oliveira voltou a cobrar do Executivo Estadual  celeridade na realização da 3ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia. “Essa nossa cobrança é antiga. Desde nosso primeiro mandato que cobramos a realização da 3ª Aproximação do Zoneamento.  Acredito que quase todos parlamentares da Assembleia Legislativa já cobraram a 3ª aproximação do Zoneamento e cobram. Infelizmente ainda não aconteceu”, lamentou o parlamentar.

Jean lembrou que em maio de 2014 requereu à Sedam informações referentes a 3ª aproximação do zoneamento socioeconômico e ecológico do Estado de Rondônia (ZSEE), bem como,  a previsão para a sua realização. Ao justificar a solicitação apresentada no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado à época explicou que o requerimento foi em função de centenas de agricultores e produtores rurais terem o procurado com questionamentos de que precisam de maior flexibilidade para que possam produzir em seus quinhões de terra.

O deputado lembrou que enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ,  na primeira reunião da Comissão,  neste mandato,  colocou em pauta prioritária a  3ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado de Rondônia (ZSEE) e convocou junto com os outros deputados membro da Comissão, o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental ( Sedam )para prestar esclarecimentos  sobre as providências tomadas em respeito à 3ª Aproximação do Zoneamento Sócio Econômico Ecológico do Estado.

Na Comissão de Meio Ambiente o secretario estadual do Desenvolvimento Ambiental   informou que os recursos do Fundo Amazônia, a serem disponibilizados através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), contemplarão a atualização da 3ª aproximação do Zoneamento Sócio Econômico Ecológico do Estado de Rondônia, mas que, no entanto, estavam dependendo de algumas informações e mapas e que estão sendo processados  por outros órgãos,  para então dá continuidade aos trabalhos  até a conclusão.

“A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, eu e seus membros,  vamos ficar em alerta e cobrando a Sedam sobre esse trabalho que no seu ponto de vista é um dos mais importantes para o Estado resolver vários problemas agrários, principalmente de milhares de famílias de  pequenos produtores rurais , bem como, para se ter uma definição clara sobre as áreas, o que vai possibilitar trabalhar melhor   programas tendo por base o desenvolvimento sustentável”, disse o deputado Jean Oliveira.