Deputado Jean Oliveira protesta contra a retirada da residência do DER da Ponta do Abunã

Não podemos  fazer isso com a população produtora da Ponta do Abunã  que está tão distante da capital, que  não tem acesso  de comunicação por telefone, dificuldade com internet , e agora mais essa...

Publicada em 07 de December de 2016 às 12:20:00

O deputado Jean Oliveira  (PMDB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa , na tarde da terça-feira (06), para protestar contra a retirada da residência do DER -  Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia, do distrito de Extrema no município de Porto Velho, na região da Ponta do Abunã. 

Jean Oliveira disse estar na  tribuna para  expressar  sua insatisfação com o  Departamento de Estradas e Rodagens  - DER e com seu  Diretor Geral, Ezequiel Neiva. Disse ainda repudiar a retirada da residência do DER da Ponta do Abunã e afirmou que irá  lutar com todas  suas forças, concedidas  pela população rondoniense ao elegê-lo,  para evitar que a proposta do DER se concretize.

O parlamentar afirmou que o governo Confúcio Moura é municipalista,  exemplo disso que,  sensível à dura realidade da população da Ponta do Abunã,  e sabendo da falta de condições da Prefeitura de Porto Velho de dar o suporte necessário para a manutenção das estradas vicinais da  região para escoar  significativa produção, criou uma residência do DER na região, localizada no distrito de Extrema. E agora sem motivos aparentes o DER anuncia a retirada desse imprescindível apoio.

“O governo Confúcio Moura sempre esteve atento aos municípios, de maneira que agora  não pode fazer isso com Porto Velho. Não podemos  fazer isso com a população produtora da Ponta do Abunã  que está tão distante da capital, que  não tem acesso  de comunicação por telefone, dificuldade com internet , e agora mais essa: a retirada da residência do DER da região.  O governo deveria fazer o contrário,  fortalecer essa residência .  A prefeitura de Porto Velho não tem maquinário suficiente para dar manutenção naquelas  estradas vicinais ”, disse o deputado. 

Jean disse estar indignado com os boatos que foram veiculados na rádio da região,  que ele, o deputado Jean Oliveira, estaria por trás dessa  manobra da retirada da residência  do DER da Ponta do Abunã . “ Afirmo à população que em momento algum participei de ato de retirada de residência, pelo contrário, minha luta , como disse anteriormente,  sempre foi pra reforçar . A minha idéia chamando o residente atual para conversar foi para saber o que precisava para reforçar a residência . Não sou e nunca serei um traidor, pelo contrário,  sou um lutador, defensor  da população da Ponta do Abunã”, afirmou o deputado. 

Quando a população da região soube que a residência do DER   seria desmontada, informou o parlamentar,   a população se revoltou e ameaçou o fechamento da BR 364 e  moradores ameaçaram tocar fogo na prancha do DER que está  retirando  o maquinário da residência . 

O deputado disse entender a preocupação do diretor-geral do DER em focar nas estradas estaduais  que são de responsabilidade do estado, no entanto, segundo ele, existem mecanismos que podem atender as estradas estaduais de maneira  dinâmica, ativa,  presente, sem precisar tirar a residência da Ponta do Abunã .

Jean Oliveira  disse que como líder do PMDB na Assembléia Legislativa ,   partido do  governador , irá  brigar com todas  as forças para que essa residência do DER  continue na Ponta do Abunã,  que ela, pelo contrário, seja  fortalecida, para  atender com mais eficiência aquela população trabalhadora.

 

Deputado Laerte Gomes

O deputado Laerte Gomes (PSDB), líder do governo na Assembléia Legislativa,  aparteando o deputado Jean Oliveira,  disse  que assim que soube do pleito do parlamentar,  entrou em contato com o chefe da  Casa Civil e com o diretor - geral do DER  informando sua reivindicação para que não se fizesse isso, sob pena de grande prejuízo para a população da Ponta do Abunã. 

Segundo o deputado Laerte Gomes ( PSDB) , o chefe da Casa Civil  , de imediato ligou para o diretor-geral  do DER para que mantenha a residência do DER na Ponta do Abunã . “Só vai tirar as máquinas para resolver uma situação de emergência, mas,  todas as máquinas voltarão, inclusive, serão colocadas mais máquinas naquela residência pra atender toda aquela região,  contemplando  o pleito de Vossa Excelência . Estou passando essa informação da Casa Civil e  do DER à Vossa Excelência”, disse o líder do governo.