Educação: Diretores eleitos tomam posse a partir do dia 15

A secretária disse que o governador Confúcio Moura deve marcar presença em algumas das cerimônias, de acordo com a agenda.

Publicada em 09 de January de 2015 às 16:49:00

Eleição para diretores e vice-diretores aconteceu no dia 10 de dezembro nas mais de 300 escolas estaduais de Rondônia
A partir do próximo dia 15, às 19h, em Porto Velho, a secretaria de Estado da Educação, abre cerimônia para a posse dos diretores e vice-diretores eleitos para mandato do triênio 2015/2017.

No dia 16, às 9 horas, acontecerá a posse dos diretores e vice-diretores das regionais de Ariquemes e Machadinho. No mesmo dia, em Ji-Paraná, será a vez dos eleitos pertencentes as regionais de Ji-Paraná, Ouro Preto e Jaru tomarem posse e, finalmente, no dia 17, em Cacoal, a secretária Fátiam Gavioli estará presente na cerimônia de posse das regionais de Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno.

Os locais das posses serão divulgados em breve, tendo em vista que as coordenações regionais de Educação estão buscando locais que possam comportar o expressivo número de trabalhadores em educação que serão empossados.

Os diretores das demais coordenadorias regionais de Educação tomam posse em datas a serem divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação.

A secretária disse que o governador Confúcio Moura deve marcar presença em algumas das cerimônias, de acordo com a agenda.


A Gestão Democrática
A Lei da Gestão Democrática foi sancionada pelo governador Confúcio Moura, em Ariquemes, cuja Mensagem doExecutivo leva o número 008/2013, e atende a uma antiga reivindicação da categoria dos profissionais da educação.

A Lei contempla os seguintes pontos de interesse da categoria: corresponsabilidade entre o Poder Público e a sociedade na gestão escolar; autonomia das unidades de ensino na gestão administrativa, financeira e pedagógica; livre organização dos segmentos da comunidade escolar; participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios e em órgãos colegiados; transparência dos mecanismos administrativos, financeiros e pedagógicos com monitoramento e avaliação dos resultados; garantia da descentralização do processo educacional; valorização dos profissionais da educação; democratização das relações humanas; escolha dos diretores das escolas, com participação direta da comunidade escolar.
A Gestão Democrática na rede pública estadual de ensino é efetivada pelo conselho escolar; eleição direta para diretor e vice-diretor; implementação coletiva do projeto pedagógico e grêmio estudantil.

Texto: Antônio Queiroz