Em dois dias de debates, I Conferência da Mulher Advogada ampliou discussões sobre igualdade de gênero

O maior evento voltado à advocacia feminina rondoniense encerrou na última sexta-feira (30).

Publicada em 03 de October de 2016 às 16:27:00

O maior evento voltado à advocacia feminina rondoniense encerrou na última sexta-feira (30) após dois dias de debates com renomados juristas brasileiros e temas altamente relevantes para as mulheres advogadas. A I Conferência Estadual da Mulher Advogada – “Advogada: carreira e protagonismo na sociedade” faz parte do calendário especial do Plano de Valorização estabelecido pelo Conselho Federal, que proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada.

Promovido por meio da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Faculdade Faro e com o apoio da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro), o evento teve por objetivo contribuir para a igualdade de gênero na sociedade e promover a valorização da mulher advogada, com debates sobre temas relacionados aos desafios da advocacia contemporânea feminina.

Com palestras da vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, da integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Alice Bianchini, da mentoring Sênior do Women in Law Mentor inglês Brazil, Alessandra Lucchese, e do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RO, Jorge Júnior Araújo, durante os dois dias de evento, advogados de todo o estado de Rondônia, diversos operadores do direito, estudantes, e demais interessados na temática puderam assistir e participar da mesa de debates do evento.

Para a presidente da Comissão OAB Mulher, Renata Fabris, a realização do evento ampliou os debates sobre a necessidade da igualdade de gênero em todos os setores da sociedade. “Conseguimos reunir muitas profissionais e debater o fortalecimento da advocacia feminina, uma de nossas principais metas. Pudemos ouvir as principais demandas das mulheres advogadas, explanar sobre a valorização da mulher em vários aspectos e incentivar uma maior participação das advogadas na entidade. Poder debater com renomados juristas brasileiros sobre temas altamente relevantes para o cenário jurídico atual, é muito motivador. Agradeço todo o apoio recebido para a concretização da Conferência, a participação das mulheres, que ouviram nosso chamado e compareceram, e a todos que prestigiaram o evento.”

Após a leitura da Carta de Rondônia, que encerrou oficialmente a Conferência, o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro), Rochilmer Rocha Filho, falou aos presentes. Ele destacou a importância do evento, não só para as mulheres advogadas, mas para a advocacia em geral, e a parceria das entidades para a promoção de eventos que valorizem os advogados e contribuam para o aperfeiçoamento profissional.

Finalizando, Rochilmer destacou o próximo evento da OAB e Caaro voltado às mulheres, o ‘Outubro Rosa’, movimento internacional de prevenção ao câncer de mama. Como forma de cuidar da saúde da mulher advogada, durante o mês de outubro serão realizadas atividades que contribuam para a prevenção da doença. Na terça-feira (4), às 17h, será realizada na Seccional a palestra “A importância da prevenção”. Nos dias 19 e 20, das 8h às 18h, na sede da Caaro, serão realizados exame de mama, e no dia 28 haverá o evento de encerramento do ‘Outubro Rosa’.