Em Linhas Gerais

Gessi Taborda

Publicada em 23 de June de 2015 às 11:20:00

Bastaria dizer que "não sabia de nada" para evitar encrencas das acusações de corrupção em seu governo, admite Confúcio

Gessi Taborda – [email protected]


CONFISSÕES PERIGOSAS

Pela primeira vez um governante aborda de forma clara, através de um blog pessoal na internet, a leniência utilizada em relação à corrupção registrada em sue próprio governo, no primeiro mandato. Fo que fez o (ainda) governador (cassado pela Justiça Eleitoral) rondoniense, Confúcio Moura, sem avaliar as consequências decorrentes das afirmações, agora de domínio público.

Pois é, o próprio Confúcio ao tratar do sério casos dos malfeitos de sua primeira gestão, admitiu que era possível evitar encrencas pessoais simplesmente com a declaração de que “não sabia” de nada, seguindo uma prática usada pelo ex-presidente Lula em escândalos como o do “mensalão”.

Ao cometer esse absurdo – especialmente quando afirma que a tática do avestruz não dá para ser aplicada no segundo mandato – Confúcio deixa escancarada que nem mesmo os julgadores de seus malfeitos tem como dar guarida a dúvidas sobre a responsabilidade do gestor Confúcio sobre todos os escândalos e barbaridades praticadas contra o erário ou simplesmente no desvio e nas cobranças de propina de que tanto se falou.

CHARLATANISMO

Embora com nome de filósofo chinês, o governador (??) nada tem de “pensador” . Também não demonstra o menor pendor para a literatura, mas nem por isso desiste das garatujas de blogueiro, imaginando que pelo menos faz algum tipo de literatice auxiliar de seus pitacos políticos. Seu perfil lítero-filosófico é apenas um exercício de charlatanismo. Daí nada surpreendente o olhar lançado na semana que passou em seu blog sobre os “malfeitos” que venham a acontecer no segundo mandato, quando – diz Confúcio – não dá mais para ficar dando explicações com a simples informação de que “não sabia”.

Esse é o tipo de recado que passou (a confirmação é do próprio Confúcio) para seu secretariado na reunião do último dia 16.

PERDÃO

O “Blog do Confúcio” não podia mesmo deixar de ser recheado de alegre irresponsabilidade. Tanto que chega a argumentar que os “malfeitos” no primeiro mandato, por uma questão de tolerância, dá para serem perdoados.
Como o próprio Confúcio acha que a leniência com os malfeitos não vale para o segundo mandato, garante que agora vai usar seu olho de águia para os pontos sensíveis, como compras, cotação de preços e contatos com fornecedores.
E comprovando ser um gestor (??) que não pode mesmo ser levado a sério, o Confúcio de Ariquemes está até fazendo blitz em postos da Polícia Rodoviária Federal para “controlar entradas e saídas” de veículos.

É BLEFE

Os textos de Confúcio (pelo menos no seu blog) revelam um “filósofo” muito distante dos ensinamentos dos grandes pensadores mundiais. E também não esconde a vontade principal de seu autor: salvar-se a si próprio do previsível destino trágico dos malfeitos do primeiro mandato que, a qualquer tempo pode terminar com sentença impiedosa contra ele próprio.
Então agora o governador (ainda) tascou no seu blog que não será mais tolerante: “basta saber, de ouvido mesmo, que algo errado esteja acontecendo [...] que tomarei decisões imediatas, inclusive, exonerando sem dar explicações”. Isso, na verdade, cheira a blefe.

O sr. Confúcio Moura ainda não pegou o espírito da coisa: o peixe morre pela boca.

É DE ASSUSTAR

A pesquisa é do Datafolha. São números assustadores para o PT e o governo. Se a eleição fosse hoje, Aécio teria 10 pontos percentuais à frente de Lula. E tem mais: a reprovação de Dilma continua crescendo. Está em 65%. A aprovação da presidente caiu para 10 por cento. A situação de Dilma hoje é idêntica a de Collor na véspera do impeachment. E para piorar o quadro nas próximas quatro semanas, Dilma vai ter que justificar as pedaladas fiscais ao TCU, corre o sério risco de ter suas contas de 2014 reprovadas. Para completar o governo não produz boas notícias que possam mudar esse cenário. Tá feia a coisa!

PRESTIGIO

O deputado Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia, anunciou que o pagamento dos servidores do legislativo estará disponível a partir de hoje, 23. E deve sair, para os estatutários, com parte do reajuste previsto no Plano de Cargos e Salários aprovado no ano passado. Com essas medidas o prestígio de Maurão junto aos servidores da Assembleia é crescente.

ANONIMATO

Qual motivo teria levado a cúpula policial rondoniense a manter no anonimato os envolvidos no tráfico de entorpecente presos pela operação “Ostentação”. A Polícia Civil, que segundo consta foi quem coordenou as ações, afirma que foram cumpridos 16 prisões em flagrante. Mas, pela nota enviada à imprensa, nenhum nome dos envolvidos no crime de foram revelados.
Bem diferente da sistemática, por exemplo, da Lava Jato que não escondeu nada sobre a prisão dos maiores empreiteiros do país. Houve algum interesse político na manutenção do sigilo em torno dos nomes de quem foi preso?

DIFÍCIL PAGAR

Cada dia fica mais difícil para as famílias pagar as despesas básicas, como energia, água e telefone. É o reflexo da retração econômica que também começa a ser sentida em Rondônia. E quem analisa o dia a dia da economia no nosso estado já admite um cenário ainda mais crítico nos próximos meses diante do aumento do desemprego na iniciativa privada. Segundo fonte bem informada, no mês passado, o atraso no pagamento das contas de energia elétrica e de telefone cresceu o dobro da variação média da inadimplência em geral do consumidor na comparação com o mesmo período no ano passado. De acordo com a mesma fonte é previsto que a inadimplência de junho cresça na ordem de 4%, especialmente para as contas de energia.

SEM FISCALIZAÇÃO

Os números de acidentes com motos no violente e caótico trânsito de Porto Velho são assustadores. Os hospitais se enchem cada vez mais de pessoas acidentadas. E mesmo assim, com números que preocupam o próprio SUS, os agentes de trânsito da Prefeitura Municipal continuam sem apresentar nenhuma operação para fiscalizar especificamente os abusos de motoqueiros em nosso trânsito. É comum motoqueiros carregar crianças de colo entre o condutor e carona, ensanduichadas, infração gravíssima que, entre outras coisas, deveria motivar a apreensão do veículo. Mas nada acontece. Os agentes da prefeitura parecem sempre mais interessados em lavrar multas contra donos de automóveis.

GLOBETROTER

A jovem e bela deputada federal Mariana Carvalho parece ter pegado gosto pelas viagens internacionais, custeadas pela Câmara dos Deputados. Recentemente a deputada rondoniense esteve viajando pelo Canadá. Agora, segundo seu assessor de imprensa, Mariana andou pela “Terra do Sol Nascente”, onde foi participar Conferência Global de Jovens Parlamentares, na cidade de Tóquio. Ainda não se sabe qual será o próximo destino internacional da deputada rondoniense.