Em Linhas Gerais: Protagonismo exacerbado de vice pode render ruptura definitiva entre Daniel e Confúcio

Gessi Taborda

Publicada em 03 de August de 2016 às 14:00:00

 [email protected]

FILOSOFANDO

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada minuto de sua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. Charles Chaplin (1889/1977), nascido na Inglaterra, foi ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico. O mais famoso ator da era do cinema mudo.

BOTANDO FÉ

O presidente da Assembléia, Maurão de Carvalho, o mais importante neo-peemedebista rondoniense, acredita que sairá muito fortalecido da eleição municipal de outubro. Tem certeza de que seu apoio será fundamental na vitória de vários prefeitos no estado. Com a eleição de tantos aliados (inclusive no segmento da vereança) Maurão tem certeza que planta a boa semente para o seu projeto de chegar ao governo do estado em 2018, que dará bons frutos e afastará qualquer possível contestação ao seu projeto dentro do PMDB, fazendo dele um candidato natural do partido. O tempo dirá se tem razão.

VALE TUDO

Na política até elefante pode voar. E como as alianças e coligações podem mudar até o dia 15, quando o Tribunal Regional Eleitoral oficializa as decisões das convenções partidárias, caciques partidários ainda estão numa verdadeira batalha em busca de aliados e nomes de peso para fortalecer seus apadrinhados-candidatos ao cargo majoritário.

NAZIF

Nessa reta de arrumação o candidato a reeleição em Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif, ainda não tem a definição de quem será o seu vice. Até ontem o nome mais provável era o do Pastor Aluízio (ex-Psol), com reconhecido bom desempenho no último pleito que disputou. O religioso acabou desistindo dessa escalação e o nome de Cláudio Carvalho – ex-vereador e ex-deputado estadual (entrou na vaga de Jesualdo Pires) pelo PT – surge como uma alternativa.

ATÉ HERMINIO

Ontem uma fonte garantiu uma possibilidade quase bizarra: a colocação de José Hermínio (hoje filiado ao PDT) como vice na chapa do prefeito. Em política não existe o impossível. É claro que a resistência do próprio Hermínio a esta escalação é grande, mas não seria como disseram, capaz de resistir a uma ordem do cacique da legenda, senador Acir Gurgacz. Para escapar da síndrome de Nazif (a quem sempre criticou) parece não restar outro caminho para o deputado Hermínio debandar do PDT, onde entrou imaginando corporificar a candidatura própria do “socialismo moreno” e não unir-se ao projeto de reeleição do prefeito, tornando-se seu apoiador ou, isso mesmo, seu vice nesse pleito.

ROMPIMENTO

Não se fala de outra coisa nos bastidores do Poder: Daniel Pereira, o vice-governador, estaria num irreversível processo de rompimento com o governador Confúcio Moura. No princípio do governo, quando Confúcio viveu um longo período de inferno astral por ter seu nome envolvido nas investigações de corrupção no governo (iniciada num rumoroso escândalo dos empréstimos consignados aos servidores), Daniel assumiu um protagonismo sem precedentes.

VÔO DE GALINHA

O vice-governador imaginava alçar vôo solo já na campanha desse ano ou, se não desse em 2018, caso sua envergadura continuasse crescendo dentro da corte confuciana. Como Confúcio não embarcou na nau que conduzia o sonho principal de Daniel Pereira, o clima entre governador e vice é de chiadeira e de pulverização política do ex-petista de Cerejeiras.

DISTÂNCIA

Não vai ser fácil atrair a atenção dos eleitores na disputa eleitoral desse ano, principalmente em Porto Velho, onde a classe político nunca esteve em tamanha decadência pelas malandragens e estripulias de vários representantes que foram inclusive clientes do “Hotel Xilindró” por alguma temporada.

Além do desgaste e rejeição dos políticos, a falta de dinheiro e o tempo curto de campanha, de apenas 35 dias na televisão, afastarão ainda mais o eleitor pela baixa qualidade dos programas a serem apresentados na telinha. Fora daí, será duvidoso apostar na internet e no corpo a corpo das ruas. Quem não tiver assessoria profissional pode se preparar para a quase certa frustração dos votos minguados nas urnas.

CONDENADOS

Ficará para a coluna de sábado o comentário e análise mais profunda sobre a condenação mais recente daqueles bandidos que travestidos de deputados meteram a mão no dinheiro público a rodo, bem como sobre os podres políticos foragidos que precisam ser presos para cumprir mandados expedidos pelo Judiciário. Enquanto esses políticos não forem recolhidos ao xilindró, a vítima maior dessa situação é a própria sociedade, tão carente do didatismo dessas sentenças da Justiça contra os bandidos de colarinho branco. Isso mesmo, chamar políticos que roubaram o dinheiro público com esquemas do tipo “folha paralela” ou “golpe do gafanhoto” de simples desonestos é eufemismo intolerável. Eles são, verdadeiramente, bandidos e quadrilheiros da pio espécie. Não merecem ser tratados como cidadãos.

ESTILO

O deputado Ribamar Araújo, agora no PR, aceitou a indicação do partido para disputar a prefeitura de Porto Velho mais uma vez. E mais uma vez Ribamar não fugiu ao seu estilo de auto se proclamar o político “mais honesto” de Rondônia. Pelo visto deverá interpretar esse papel de vestal. O parlamentar é sempre uma incógnita nas disputas eleitorais onde teve mais vitórias do que derrotas. Além de passar por vários partidos, Ribamar teve uma experiência no Executivo, exatamente compondo como secretário municipal o staff do petista Roberto Sobrinho.

AGOSTO

O mês de Agosto marca momentos importantes nos eventos sociais e políticos. Assim, no dia 5 deve acontecer um encontro entre os amigos do jornalista Rubens Coutinho, diretor do jornal eletrônico Tudo Rondônia, para comemorar seu aniversário. Também será nesse mês que deve acontecer o desfecho final do impeachment de Dilma e da cassação de Eduardo Cunha no plano federal.

No dia 10, quando este colunista também completa mais um aniversário, vai acontecer um importante evento cultural com o lançamento do livro do economista e poeta Silvio Persivo, “A Samauma da Imprensa Amazônica”, uma justa homenagem ao diretor geral do quase centenário jornal Alto Madeira, o decano Euro Tourinho, que também está prestes a completar cem anos de vida.

O LOCAL

O lançamento acontecerá no The Rising Sun Experience, Av. dos Imigrantes, 5021, Bairro Costa e Silva. Certamente a sociedade de A a Z estará presente naquele local para homenagear o festejado Euro. Na parte musical também não faltarão os mais significativos nomes da cultura da cidade, como Lito Casara, Rose Abensur e Nicodemos Lima. Noite que será inesquecível para todos os jornalistas que se espelham no exemplo de Euro Tourinho.

SOBRESSALTO

Políticos rondonienses tarados por dinheiro fácil estão num clima de sobressaltos. Se puxarem o fio da meada da Queiroz Galvão, empreiteira que atuou durante muitos anos aqui no estado de Rondônia será possível descobrir as digitais de vários políticos que certamente receberam dinheiro da empreiteira nas disputas eleitorais.