Em Linhas Gerais: PMDB não receberá perdão da sociedade mesmo abandonado o navio furado do governo petista

Gessi Taborda 

Publicada em 31 de March de 2016 às 18:56:00

[email protected]

 

FILOSOFANDO

“A serenidade não é feita nem de troça nem de narcisismo, é conhecimento supremo e amor, é uma virtude dos santos e dos cavaleiros, é indestrutível e cresce com a idade e a aproximação da morte”. Hermann Hesse(1877/1962), Escritor alemão.

PMDB ABSOLVIDO?

Como já era esperado, o PMDB pulou fora do Titanic petralha e complicou a vida de Dilma.  A verdade é que o PMDB acha que com a decisão de abandonar o governo vai ser absolvido pela sociedade. Está equivocado. Não receberá o perdão nem daqueles que defendem o impeachment nas ruas.

QUEIMADAÇO

Aqui o senador Valdir Raupp trombeteou sua decisão de apoiar o impeachment, como se fosse possível passar uma borracha no seu longo relacionamento de submissão e puxa-saquismo a Dilma e Lula. Vai ser difícil para ele convencer a opinião pública de que nunca teve nada a ver com os erros dos petralhas, e que está ao lado do povo. Raupp está queimadaço com suspeitas de que também se atolou no Petrolão. Tudo leva a crer que ainda irá sangrar com a Operação Lava Jato.

O JOGO CONTINUA

A realização de uma coletiva de imprensa na tarde de ontem com a presença de representantes da Semtran e do novo cartel do transporte batizado de “SIM”, acaba sendo uma clara sinalização de que os “donos” do poder municipal de Porto Velho pretendem continuar com a trágica novela do transporte urbano até conseguir perenizar a solução “emergencial” adotada com tempo de duração e data para terminar.

TEM TRUTA

Fonte credível lembrou que a medida adotada pela prefeitura está sendo objeto de minuciosa auditoria conduzida pelo Tribunal de Contas do Estado, “que já colheu muitas evidências” de que o negócio tem uma área de sombras que pode resultar em ações de improbidade administrativa.

Na verdade, da parte do próprio TCE surgiu uma decisão dando um prazo mínimo para a realização de uma concorrência pública (o SIM é fruto de um arranjo em que a licitação foi dispensada com a desculpa do plano emergencial) de caráter nacional.

SUSPEIÇÃO

É certo que o tal consórcio escolhido para monopolizar o sistema de transporte da capital não iria adquirir “ônibus novos” para colocar num negócio com tempo determinado de duração. Dá para desconfiar que algum acordo suspeito está sendo tramado. Será que nesse jogo dirigido pelo staff de Mauro Nazif há cartas marcadas na montagem de um suposto caixa dois? Afinal, está mais do que claro que o principal objetivo do prefeito 40 é conseguir a qualquer custo um novo mandato. Assunto capaz de deixar alvoraçado os Sherlocks dos órgãos de investigação.

RESTRIÇÕES

Vai de mal a pior o entendimento da gestão Nazif sobre o significado da palavra “liberdade”. E como se não aceitassem que é obrigação da prefeitura de disponibilizar e facilitar as informações sobre a administração municipal.

Desde sua assunção à chefia do município Mauro Nazif deixou claro sua inapetência para compreender o que é uma política democrática e republicana de comunicação pública. Ao contrário de entregar a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal a algum profissional da área de jornalismo, preferiu prestigiar áulicos e meros propagandistas de quermesses.

REVIVENDO O DIP

Agora, com novo titular no cargo (um sujeito sempre escalado para servir a governantes ávidos pelo poder) a prefeitura decidiu criar entraves burocráticos e normas surreais proibindo titulares das pastas municipais de prestar esclarecimentos diretos à imprensa. Todos ficam sujeitos a partir de agora ao filtro da Coordenadoria de Comunicação, através do Carlos Alberto Canosa, o novo chefe.

INIMIGA DA TRANSPARÊNCIA

Quem da imprensa pretender obter informações do pessoal do andar de cima da prefeitura terá de fazer solicitações por escrito à Coordenadoria que vai decidir “por qual meio será atendida” as solicitações da imprensa. Como se vê, algo bem parecido com as praticas do DIP no Estado Novo. E enquanto isso, a prefeitura continua sem cumprir a Lei da Transparência sem sofrer por isso nenhuma punição dos órgãos do Controle Externo.

CPI DA CARNE

É mais fácil o Palmeiras ganhar o campeonato do que a CPI inventada por deputados estaduais para colocar o Friboi no figurino dos interesses da pecuária do estado dar algum resultado prático. Certamente o relatório final não passará de um amontoado de mumunhas, disse ontem uma fonte que segue de perto a ação dos parlamentares.

ALI BABÁ CASCATEIRO

É difícil para o cidadão comum mensurar o tamanho do prejuízo causado à cidade de Porto Velho pelo prefeito petista de triste figura que após dois mandatos deixou o cargo diretamente para a cadeia impedido, por isso, de transmitir a chefia do executivo ao também lamentável Mauro Nazif.

A coluna cansou de avisar ao longo dos anos que Sobrinho não passava de um cascateiro com o dom de iludir. Ele fez da entrega de títulos de propriedade de terrenos urbanos o carro-chefe de seu projeto político. Tudo não passava de simples marketing. Agora essa cascata do petista entrou na mira de investigação determinada pelo Conselheiro Wilber Coimbra, do TCE, para esclarecer irregularidades na aquisição de terrenos, especialmente no Bairro Ulisses Guimarães.

BLOQUEIO

Aqueles que foram agraciados com os títulos “dados pelo prefeito” petista correm sérios riscos de ver os documentos cancelados. A qualquer momento pode acontecer o bloqueio administrativo das matrículas nº 26.754, nº 65.759 e nº 65.760 e das dezenas de matrículas resultantes dos desmembramentos. É o fim da picada.

E esse sujeito ainda tem a cara de pau de apresentar-se como pré-candidato do partido petralha para a disputa eleitoral desse ano. Se não fosse a morosidade da Justiça e a possibilidade de empurrar com chicanas processos e inquéritos certamente o facinoroso personagem já devia estar vendo o sol nascer quadrado há muito tempo.

NAS RUAS

Hoje o PT e seus movimentos sociais voltam às ruas para defender o governo e protestar contra o impeachment. Aqui em Rondônia há indicativos de que esses movimentos decidam fechar rodovias. Isso será mais um tiro no pé, só vai aumentar a indignação da população. Com certeza haverá protestos contra o PMDB.