Estado de Emergência: Tornado provoca rastro de destruição em Ji-Paraná

Publicada em 00/00/0000 às 18:03:00

Ji-Paraná, Rondônia - Violento tornado com ventos sustentáveis de 150 km/h provocou um enorme rastro de destruição na cidade de Ji-Paraná, no final da madrugada desta segunda-feira. A tempestade localizada varreu uma faixa com mais de 2 km de extensão, além de provocar precipitação de granizo.

Daniel Panobianco - Ji-Paraná, região central de Rondônia sentiu nesta segunda-feira, o medo e efeitos de um dos fenômenos mais raros, destrutivos e impressionantes da natureza: O tornado.
Os impactos da tormenta impressionam pela força destrutiva e espaço territorial que o fenômeno atingiu colocando a cidade em Estado de Emergência.
O calor tórrido de 27°C às 3 horas na madrugada desta segunda-feira já denunciava que o choque térmico com uma frente-fria vinda do Sul seria fatal. Em questão de duas horas, o céu mudou completamente passando de uma total calmaria sem nenhuma nuvem, com a lua brilhando cheia e clara, para um cenário totalmente tempestuoso, com raios e nuvens muito carregadas. Até às 5 horas, nenhum indicativo de vento forte foi notado na região, totalmente contrário do que sempre acontece em episódios de frentes-frias que atingem o sul da Amazônia provocando o fenômeno da friagem.
Quando o relógio marcava 05h13min, milhares de pessoas que estavam deixando suas casas para o trabalho ficaram diante de uma tormenta imaginável até então, de ocorrer nesse ponto do Brasil. Um enorme redemoinho de coloração marrom desceu rapidamente próximo ao rio Machado, já Zona Leste da cidade sugando tudo o que encontrava pela frente. Muitas pessoas se desesperaram, pois o barulho das rajadas de ventos e gente gritando nas casas parecia cena de filme de ficção. Em um curto espaço de tempo, o funil do tornado atingiu o solo destelhando casas, estabelecimentos comerciais, arrancando árvores enormes pela raiz, tombando carros, arremessando placas de sinalização à distância e deixando uma marca incrível de destruição. A tormenta não durou mais que 3 minutos no solo, mas foi suficiente para provocar uma faixa de destruição de pelo menos 2 km de extensão. Os dados de um anemômetro (aparelho que mede a direção e velocidade do vento) no campo experimental da Embrapa, indicaram rajada máxima de 149,8 km/h. A tormenta que foi muito localizada apenas na Zona Leste da cidade, não influenciou na medição da PCD (Plataforma de Coleta de Dados) que está instalada no SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) próximo ao aeroporto José Coleto, que registrou máximo de vento de 68,5 km/h.
Em muitos pontos, as cenas vistas nas primeiras horas da manhã de hoje, davam a crer que um bombardeio atingiu Ji-Paraná. A força do tornado, até hoje o segundo e mais forte já registrado em Rondônia, deixa marcas irreparáveis e um prejuízo estimado até agora em R$ 1 milhão.