12/08/2016 - 12h30min - Atualizado em 12/08/2016 - 12h30min

‘’Falta cultura para se cuspir nas estruturas’’

Vou sendo fiel... Esse é um estilo singelo... Que vai cumprindo seu papel.

Eu sou feliz!
Escrevendo o nosso cordel.
A cultura popular
Vou sendo fiel
Esse é um estilo singelo
Que vai cumprindo seu papel.

A literatura de cordel
Não é uma arte sofisticada
As vezes é feita por analfabetos
Escrita por uma pessoa alfabetizada
Está em todo Brasil
Simples, humilde, popular e bem amada.

Tem a riqueza cultural
Do homem do sertão
Contando em detalhes
Sua vida com emoção
Serviu a música de Gonzaga
E aos cangaceiros de Lampião.

Se a arte é a apreciação do belo
O que é belo depende do conceito do animal
O mundo da cultura
Não pertence só ao “intelectual”
O mundo do conhecimento
Deve ter um caráter universal.

Aprendi a conviver com a crítica
Mesmo sendo ela desonesta
Quem não respeita o direito de expressão
Nem pra si presta
Vou continuar escrevendo.
Não ligo para quem me detesta.

A cada cordel que faço
Me sinto extraordinário
Porque vou contribuindo
Pra manter vivo esse estilo milenário
A cada dia que passa
Aumenta mais meu vocabulário.

Quando escrevo
É pra fazer a provocação
Pra abrir o debate
Pra se fazer reflexão
Sou apaixonado pela filosofia
Daquela que cria algo novo fazendo revolução.

A poesia tem por essência
Varrer da mente humana a ignorância
Questionar o mundo egoísta
Marcado pela arrogância
Fazer um mundo de paz
Contra os amantes da petulância.

Ninguém é obrigado a ler
Tudo que está escrito
Quando fazemos isso
Demonstramos um equivoco maldito
Ou somos masoquistas
Ou somos idiotas, esse é o veredito.

Assim falava Nelson Rodrigues:
“toda unanimidade é burra”
Assim falava Raulzito:
“falta cultura, pra se cuspir nas estruturas”
O papel de minhas sextilhas
É provocar e incentivar novas leituras.

Em nossos pais, por ignorância
Tudo que é arte popular é discriminado
Nem sempre valorizamos
A arte que vem dos marginalizados
Agimos como elites
O bom! É a cultura dos enlatados.

O que começou como uma brincadeira
Virou inspiração febril
Atenção !!! canalhaocracia
O meu cordel é lido em todo o Brasil
Se não gosta de minha literatura
Vá pra P...Q...P...#!?

*Francisco Batista Pantera- Professor, Poeta, Jornalista e Presidente Estadual do PCdoB/RO.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 17:30:00

Resenha política

Robson Oliveira

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 15:55:00

Viaje no tempo e conheça a Porto Velho de 100 anos atrás, "Uma Cidade à Far-West"

"Quem pisa pela primeira vez Porto Velho tem a sensação de estar pisando uma dessas cidades cinematográficas, construídas, armadas e povoadas por todos os materiais e por todas as gentes no far-west da grande República do pavilhão estrelado".

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:36:00

Professor acusado de pedofilia tem liminar negada

Um professor de informática acusado de prática de pedofilia contra aluno de 13 anos deve continuar preso preventivamente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:34:00

Valor do DPVAT será descontado de indenização a idosa que se acidentou em ônibus

O juiz de primeira instância julgou improcedente o pedido de indenização.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:32:00

Defensor público só pode ser designado após esgotamento de tentativas de localizar acusado

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, deferiu pedido de liminar para determinar a realização de diligências para localizar uma mulher acusada de cometer crimes de injúria e difamação.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:31:00

Furto de celular em hospital não gera dano moral

O furto de aparelho celular do paciente no interior do hospital onde estava internado não é suficiente para gerar dano moral.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:25:00

Presidente do TJRO apresenta relatório de atividades da presidência no ano de 2016

A maioria das propostas do Plano de Gestão do Biênio 2016-2017 foi cumprida e as demais estão em andamento.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:19:00

Desembargador do TJ manda processo para Vilhena e ex-prefeito deve retornar à cidade 

Rover passa a responder a processo em primeira instância.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:14:00

Rondônia participa de debate sobre a erradicação do trabalho escravo no Brasil

Um novo passo foi dado na direção da erradicação do trabalho escravo no Brasil.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:10:00

Seduc abre mais de quatro mil vagas para novos alunos em Ji-Paraná e região

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu 4.321 vagas para novos alunos que desejar estudar na rede pública estadual a partir deste ano.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:04:00

Hospital Infantil Cosme e Damião recebe demanda de postos de saúde

Unidade deveria atender apenas alta complexidade.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:00:00

Estado assume gestão do Museu Histórico de Guajará-Mirim

O governo de Rondônia está reordenando o Museu Histórico de Guajará-Mirim para atendimento ao público. As novas adequações e serviços passarão a funcionar a partir de fevereiro.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:57:00

Deputado estadual Anderson Pereira parabeniza Porto Velho pelos 102 anos

Leia a mensagem.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:53:00

Nomeações, apesar de tudo

Por Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:50:00

Feriado de quê mesmo?

Por ​Professor Nazareno

publicidade
publicidade