12/08/2016 - 12h30min - Atualizado em 12/08/2016 - 12h30min

‘’Falta cultura para se cuspir nas estruturas’’

Vou sendo fiel... Esse é um estilo singelo... Que vai cumprindo seu papel.

Eu sou feliz!
Escrevendo o nosso cordel.
A cultura popular
Vou sendo fiel
Esse é um estilo singelo
Que vai cumprindo seu papel.

A literatura de cordel
Não é uma arte sofisticada
As vezes é feita por analfabetos
Escrita por uma pessoa alfabetizada
Está em todo Brasil
Simples, humilde, popular e bem amada.

Tem a riqueza cultural
Do homem do sertão
Contando em detalhes
Sua vida com emoção
Serviu a música de Gonzaga
E aos cangaceiros de Lampião.

Se a arte é a apreciação do belo
O que é belo depende do conceito do animal
O mundo da cultura
Não pertence só ao “intelectual”
O mundo do conhecimento
Deve ter um caráter universal.

Aprendi a conviver com a crítica
Mesmo sendo ela desonesta
Quem não respeita o direito de expressão
Nem pra si presta
Vou continuar escrevendo.
Não ligo para quem me detesta.

A cada cordel que faço
Me sinto extraordinário
Porque vou contribuindo
Pra manter vivo esse estilo milenário
A cada dia que passa
Aumenta mais meu vocabulário.

Quando escrevo
É pra fazer a provocação
Pra abrir o debate
Pra se fazer reflexão
Sou apaixonado pela filosofia
Daquela que cria algo novo fazendo revolução.

A poesia tem por essência
Varrer da mente humana a ignorância
Questionar o mundo egoísta
Marcado pela arrogância
Fazer um mundo de paz
Contra os amantes da petulância.

Ninguém é obrigado a ler
Tudo que está escrito
Quando fazemos isso
Demonstramos um equivoco maldito
Ou somos masoquistas
Ou somos idiotas, esse é o veredito.

Assim falava Nelson Rodrigues:
“toda unanimidade é burra”
Assim falava Raulzito:
“falta cultura, pra se cuspir nas estruturas”
O papel de minhas sextilhas
É provocar e incentivar novas leituras.

Em nossos pais, por ignorância
Tudo que é arte popular é discriminado
Nem sempre valorizamos
A arte que vem dos marginalizados
Agimos como elites
O bom! É a cultura dos enlatados.

O que começou como uma brincadeira
Virou inspiração febril
Atenção !!! canalhaocracia
O meu cordel é lido em todo o Brasil
Se não gosta de minha literatura
Vá pra P...Q...P...#!?

*Francisco Batista Pantera- Professor, Poeta, Jornalista e Presidente Estadual do PCdoB/RO.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 17:02:00

Semtran interdita as ruas neste sábado para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A partir das 12h a interdição será total por parte da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 17:00:00

Morte do ex-vereador Abelardo Townes de Castro

Filho de família tradicional e pioneira da região,  Aberlado Castro foi fundador  e um batalhador incansável pela construção e fortalecimento  do PMDB em Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 14:29:00

Porto Velho tem o pior índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto entre as capitais do Brasil, segundo estudo

Com 48 anos de atuação, a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia CAERD está longe de resolver a questão do abastecimento de água e da falta de saneamento básico na capital e no Estado .

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:38:00

Justiça Eleitoral nega pedido de cassação da Prefeita Juliana Roque, de Pimenta Bueno

A batalha em Pimenta ainda continua, pois há outros três processos também propostos pelo Ministério Público contra a Prefeita, mas até o momento o placar está favorável a ela.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:23:00

MPF/RO processa Hidrelétrica de Jirau, BNDES e Ibama por danos em Mutum-Paraná

Órgão pede repasse de 600 casas à prefeitura, além de cancelamento e suspensão de novas licenças.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:21:00

Eleições para nova diretoria do SINDSEF ocorrem hoje em todo o Estado

A eleição segue até às 18 horas, com urnas fixas na Sede Administrativa do sindicato em Porto Velho, nas 20 coordenações municipais e nos órgãos federais

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:18:00

Principal agência do Banco do Brasil fecha as portas para a população da capital

Com isso, a agência, que é a maior do Estado, vai atender somente contas de pessoas jurídicas, e "expulsar" aproximadamente 18 mil clientes para as agências da periferia da Capital.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:13:00

Carnaval: Eletrobras não terá expediente nos dias 27/2 e 1/3

O atendimento pelo Call Center 0800 647 0120 da distribuidora estará funcionando normalmente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:11:00

Justiça determina prefeito a devolver gratificações a servidores

Justiça determinou o restabelecimento dos pagamentos aos servidores de 100% de horas extras, referentes aos meses de novembro e dezembro de 2015 e de janeiro de 2016, assim como o retorno ao contracheque das gratificações...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:56:00

Missa de 7º Dia do Desembargador Cássio Sbarzi Guedes

A missa será no dia 25 de fevereiro, às 9h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, Praça Pe. João Nicoletti, Rua Dom Pedro II, 825, Centro de Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:54:00

DESBARRANCAMENTO - Prefeitura vai apresentar estudos sobre riscos nas margens do Rio Madeira

Relatório demonstrará viabilidade ou não de empreendimentos e quais intervenções necessárias.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:50:00

Prazo para técnicos administrativos do ex-Território se habilitarem no processo nº 2039/1989 encerra hoje, 23/2

A Justiça divulgou dois links com as listas de servidores. A primeira lista traz os nomes dos Técnicos já habilitados no processo, indicados originalmente pelo SINTERO e pela UNIÃO...

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:43:00

Anderson do Singeperon denuncia corregedor e secretário da Sejus por improbidade administrativa

Segundo o parlamentar, folha de ponto foi assinada pelo corregedor, enquanto servidora passeava nos EUA.

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:40:00

Privatização da Caerd não garante solução para saneamento da capital

Gessi Taborda

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:33:00

Ivo Cassol critica reportagem da TV Globo sobre a Fosfoetanolamina

O parlamentar disse que o médico Dráuzio Varella, um dos críticos da venda da fosfoetanolamina , é sócio-administrador da DNF - Clínica e Pesquisa Ltda. E que, portanto, não tem interesse na cura barata da doença.

publicidade
publicidade