Festa dos 100 anos de Porto Velho terá show especial

Serão realizados diversos eventos, atendendo a todas as idades e estilos, contemplando assim todo o mês de outubro.

Publicada em 22 de September de 2014 às 10:31:00

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural, está organizando uma programação especial para comemorar o aniversário de 100 anos da cidade. Serão realizados diversos eventos, atendendo a todas as idades e estilos, contemplando assim todo o mês de outubro.

O destaque fica por conta da abertura no dia 1º, quando o Parque da Cidade vai se transformar em um espaço cultural e esportivo, iniciando as atividades às 18h já com música e uma exposição fotográfica alusiva ao centenário, recebendo um público estimado em 20 mil pessoas. A solenidade oficial está agendada para as 18h30min, trazendo atrações jamais vistas na região, além de espetáculos de dança, apresentação de bandas militares, grupos regionais e um show nacional com a cantora Gaby Amarantos para abrilhantar a chegada do centenário.

Completando a festividade, no parque será instalada uma praça de alimentação, tendas de esportes radicais como paredão de escalada, tirolesa, slack line, entre outros. Para saudar a chegada do dia 02 de outubro, as 00:00 horas, será montado um cronômetro, onde no momento da virada, será acionada a queima de fogos, estipulada em 15 minutos. De acordo com o Presidente da Funcultural, Christian Camurça, as ações foram organizadas por períodos. "Do dia 1 ao dia 4 por exemplo, concentram-se as atividades de festejo, tanto por se tratar da data oficial, quanto por compreender o final de semana. A partir do dia 4, as ações serão mais direcionadas, levando a história do município a escolas. Já de 13 a 24 de outubro, serão realizados trabalhos de arte visual por meio de grafite em espaços públicos, sempre focando nos 100 anos", detalhou Christian.

Ao todo, a programação de outubro contempla mais de 20 atrações musicais, entre cantores, DJ's, bandas, corais e orquestra, quase 15 espetáculos de dança, entre outros detalhes que enriquecerão a comemoração. O vice-presidente da Fundação explica que além de promover opções de entretenimento, a Funcultural se preocupou em resgatar a história da cidade, com a exibição de um documentário e o lançamento de um livro, ambos com o mesmo tema, "100 anos de Porto Velho". O evento acontece no dia 31 de outubro, a partir das 19:00 horas, no Mercado Cultural. “Queremos levar principalmente a juventude a essência e a tradição das nossas origens”, explicou Marcos Nobre Jr.