Fórum de Governadores Brasil Central, em Porto Velho, abre com debate sobre reforma do ensino médio

Primeiro dia do Fórum reúne secretários dos estados do Consórcio Brasil Central, reunião foi aberta pelo vice-governador Daniel Pereira.

Publicada em 07 de October de 2016 às 11:06:00

forum-de-governadores-rondo%cc%82nia-abertura-camara-de-educac%cc%a7a%cc%8ao-e-camara-do-turismo-06-10-16-bruno-corsino-10

A quinta edição do Fórum de Governadores do Brasil Central,  foi aberta na tarde desta quinta-feira (6) em Porto Velho, com discursos otimistas. Temas como a reforma do ensino médio, o fortalecimento do mercado comum e o combate ao mosquito transmissor da dengue, foram debatidos e os resultados serão deliberados nesta sexta-feira.

O Fórum de Governadores do Brasil Central é a parte deliberativa do Consórcio Brasil Central, que é composto pelos estados de Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

A abertura, um ato formal, foi feita pelo vice-governador Daniel Pereira, que representou o governador Confúcio Moura.  Estavam presentes apenas secretários dos estados e técnicos.

Pereira manifestou desejo de que os assuntos deliberados tragam bem estar para as populações os estados que compõem o bloco.

SOLUÇÕES

Ele disse que o  passado, quando os estados vizinhos pouco sabiam um do outro, deixaram uma lição que apontou a outras descobertas. As unidades federativas, agora unidas no  Consórcio Brasil Central, se reúnem a cada dois meses para tratar de problemas e soluções comuns.

Para Daniel Pereira, Rondônia faz o dever de casa ao adotar mecanismos que protegem as contas públicas do forte impacto crise econômica. Segundo ele, a partir destas intervenções, a retomada do crescimento será mais fácil que nos estados que passam por  dificuldades.

A busca por mercados mais promissores para os produtos regional, segundo o vice-governador,  é outra meta  do estado, que tem recebido missões estrangeiras interessadas em estabelecer comércio.

REFORMA

Membro do Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central, o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia, George Braga, indicou que muitas novidades são tratadas na Câmara de Educação, que é presidida pela secretária de educação rondoniense Fátima Gavioli.

É nesta câmara que está em debate a reforma do ensino médio,  que entrou em pauta antes que o país fosse informado dos índices negativos do eino médio.

Braga chamou atenção para os debates sobre o estabelecimento de um mercado comum entre os estados do bloco. “É isto que nos faz irmãos. Saber o que temos e o que interessa aos nossos parceiros”.

O secretário executivo de Administração do Consórcio, Tiago Camargo, também destacou os temas tratados na área de saúde dando ênfase às estratégias de combate ao mosquito aedes aegipty, o transmissor da dengue. Além disto, argumentou, o pacto pela segurança pública, que também se originou no consórcio, interessa  10 estados. A reforma no Ensino Médio foi para a mesa de debates, tema que os governadores do bloco trataram.

O fórum prossegue nesta sexta-feira (7), no Palácio Rio Madeira, com a participação dos governadores dos estados do Brasil Central.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino