Idaron prorroga prazo de cadastro das lavouras de Soja

O Idaron atendeu as solicitações dos produtores de Rondônia e prorrogou o prazo para o cadastro das lavouras de soja até 30 de dezembro de 2012.

Publicada em 04/12/2012 às 12:02:00

Rondônia - Tendo em vista de que em novembro os trabalhos com a semeadura da cultura da soja ainda foram intensos, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) atendeu as solicitações dos produtores de Rondônia e prorrogou o prazo para o cadastro das lavouras de soja até 30 de dezembro de 2012.

Outra solicitação atendida pela Idaron foi à retirada da obrigatoriedade de preenchimento das coordenadas geográficas da sede da propriedade, pois muitos produtores não possuem os referidos dados e acabavam não conseguindo concluir o cadastro.

A Idaron disponibiliza o cadastro online das lavouras de soja da safra 2012/2013 através do Portal Idaron:www.idaron.ro.gov.br. O produtor deve clicar no ícone “PRODUTORES DE SOJA” e preencher o formulário que, depois de concluído, gerará um comprovante com código numérico que deverá ser impresso e mantido sob sua guarda para eventual fiscalização até o final do ano safra.

Cada propriedade deve ser inscrita individualmente conforme o endereço e tamanho, ou seja, o produtor deverá gerar tantos cadastros quanto forem necessários para contemplar toda sua área produtiva de soja. Mesmo aquelas lavouras de soja que possam vir a ser cultivadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, geralmente após a colheita de arroz, devem ser inscritas até 30 de dezembro.

Caso o produtor prefira, também poderá se dirigir até a Idaron de seu município e solicitar a um servidor para realizar o cadastro de suas áreas. No momento do cadastro, os produtores devem informar os resultados de produtividade obtidos nas áreas de soja cadastradas na safra 2011/2012. Encerrado o prazo de cadastro, será disponibilizado ícone na página da Idaron para que o produtor faça o informe de ocorrência de ferrugem asiática da soja nas lavouras que estão em desenvolvimento. O objetivo desta ação é acompanhar e alertar os produtores da região sobre a dispersão da doença.

A partir de janeiro, a Agência Idaron iniciará a fiscalização e o produtor que estiver em desacordo poderá ser penalizado conforme Legislação de Defesa Vegetal de Rondônia.

Matéria: Elaine Barbosa - Assessoria Idaron
Foto: Arquivo - Idaron

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social