Investir nos pequenos produtores é salvação, diz Laerte

Na tribuna da Assembleia, parlamentar cobra investimentos do governo na agricultura familiar.

Publicada em 08 de October de 2015 às 18:16:00

A falta de políticas públicas para o setor produtivo de Rondônia foi censurada pelo deputado Laerte Gomes (PEN), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa.

O parlamentar alertou para a importância de investimentos que fomentem o aumento de produtividade no campo, principalmente em propriedades onde há a prática de agricultura familiar. Segundo Laerte, os pequenos produtores rurais impulsionam a economia, salvando os municípios do caos gerado pela estagnação de receita.

“Eu tenho andado nos municípios pequenos, médios e grandes e tenho visto o sofrimento de comerciantes fechando as portas e jovens indo embora. Está na hora de investir na agricultura, setor que faz a roda da economia girar, para que dentro de dois ou três anos saiamos dessa crise”, disse Laerte.

O deputado sugeriu ao governo agir de forma imediata, criando e subsidiando programas que sejam direcionados à aptidão produtiva de cada município. Nas lavouras de café, Laerte Gomes cobrou do Executivo a doação de mudas da cultivar clonal BRS Ouro Preto, desenvolvida pela Embrapa.

“Os cafeicultores que fizeram a substituição da lavoura convencional pelos clones aumentaram significativamente a produtividade. Vejo isso no meu município de Alvorada do Oeste. Tem produtor colhendo 250 sacas em um alqueire”, adiantou.

O deputado disse, ainda, que o governo deve propor parcerias com o Legislativo e todos os setores envolvidos no setor primário para aplicar soluções que resultem no aumento de produção dos pequenos produtores.

“Falo dos pequenos com muito respeito aos grandes produtores, porque os grandes caminham sozinhos. Basta que o governo não atrapalhe”, destacou.

Laerte Gomes finalizou o pronunciamento afirmando que já discutiu o tema com o governador Confúcio Moura (PMDB) e com o secretário de Agricultura, Evandro Padovani. Lembrou da preocupação dos prefeitos com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e arrecadação.

“O governo precisa atender os produtores para fortalecer os municípios. Quando o município é forte, o estado fica forte e arrecada mais”, completou Laerte Gomes, sendo, em seguida, elogiado pelo deputado Marcelino Tenório (PRP).