Jean Oliveira convida população para participar de debate

A cobrança para a execução da atualização da 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado de Rondônia – ZSEE/RO foi uma constante  no primeiro e no atual  mandato do deputado Jean Oliveira. 

Publicada em 10 de março de 2017 às 13:28:00

A cobrança para a execução da atualização da 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado de Rondônia – ZSEE/RO foi uma constante  no primeiro e no atual  mandato do deputado Jean Oliveira.  Foram várias proposituras, dezenas de matérias cobrando do Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Ambiental  do Estado de Rondônia – Sedam a realização da 2ª aproximação do ZSEE/RO, que inclusive se convencionou  chamar de 3ª aproximação.

O  secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental em reunião na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa,  em meados do ano passado, informou  que  os recursos do Fundo Amazônia, seriam  disponibilizados através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), e  contemplariam  a atualização da 2ª aproximação do ZSEE/ro, mas que, no entanto, estavam dependendo de algumas informações e mapas  que estariam sendo processados por outros órgãos, para então dá continuidade aos trabalhos até a conclusão.

Enfim esse trabalho foi concluído e agora a Sedam parte para outra etapa do trabalho  promovendo uma ampla discussão com setores da sociedade, por intermédio de 7  (sete) oficinas temáticas e 01 (uma) audiência pública, dando transparência e permitindo a participação social, com envolvimento e participação do público interessado no Zoneamento. 

As oficinas temáticas e a audiência  pública ocorrerão entre os meses de março a junho de 2017, conforme o cronograma: Guajará Mirim – 11 de março de 2017; Ariquemes – 18 de março  de 2017; Ji-Paraná – 25 de março de 2017; Cacoal – 15 de abril de 2017 ; Alta Floresta – 29 de abril de 2017; São Francisco do Guaporé – 20 de abril de 2017; São Francisco do Guaporé – 20 de maio de 2017; Vilhena – 27 de maio de 2017  ( as 7 temáticas) e a audiência  pública ocorrerá em Porto Velho em 02 de Junho de 2017.

O deputado Jean Oliveira convida todos os setores da sociedade interessados para participar das oficinas  oferecidos pela Sedam, onde serão realizados  trabalhos importantes  de levantamentos de dados preexistentes e pesquisas atualizadas para subsidiar os estudos que culminarão nas correções e atualizações da Base de Dados Geográficos – BDG.    “O ZSSE-RO não deve ser entendido como um instrumento apenas corretivo, mas também como uma ferramenta para a construção de parcerias, ativo e estimulador do desenvolvimento, visto ser um facilitador para a negociação entre as várias esferas de Governo e entre estas, o setor privado e a sociedade civil.”

“A realização das oficinas e audiência pública tem como objetivo geral, obter subsídios para elaboração da proposta de atualização do ZSEE/RO, de forma a captar junto aos representantes institucionais e representantes comunitários, aspirações ( perspectivas de futuro), interesses, possíveis conflitos e perspectivas de solução”, disse Wilson Machado , secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental.

O município de Guajará-Mirim abre as discussões no estado com programação neste sábado (11), a partir das 8h, na Escola Estadual Alkindar Brasil de Arouca, localizada na Av. Primeiro de Maio, 3520, bairro Dez de Abril, onde será realizada a primeira oficina temática “ Muito importante a participação de todos os setores da sociedade interessados.   Vamos todos participar do debate”, conclamou o deputado.

 

 

Assessoria