Laerte diz que regularização fundiária pode cessar conflitos agrários na BR-429

Parlamentar relata roubos, ameaças de morte e uso de violência contra produtores.

Publicada em 19 de October de 2016 às 08:49:00

O deputado Laerte Gomes (PSDB) participou na manhã de segunda-feira (17) de uma reunião com o governador Confúcio Moura (PMDB) no Centro Político Administrativo (CPA). No encontro, membros do ‘Movimento Todos pela BR 429’ relataram às autoridades o clima de terror instalado na região do Vale do Guaporé.

Durante a reunião, representantes de sindicatos e associações rurais da região informaram que atos de terrorismo, supostamente cometidos por integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) estariam tomando conta das propriedades localizadas ao longo da BR 429.

Incêndio em maquinários agrícolas, ameaças de morte, roubo de armas, matança de animais particulares e uso de violência física e psicológica contra produtores e latifundiários seriam alguns dos acontecimentos que motivaram o movimento a buscar ajuda com autoridades políticas e de segurança pública.

Para Laerte, o ponto de partida principal para solucionar os conflitos agrários é cobrar agilidade na regularização fundiária, “principalmente no tocante ao Incra e o Terra Legal”.

O parlamentar ressaltou ser preciso, de forma urgente, estabelecer uma mobilização junto à bancada federal para pressionar os representantes de Rondônia a comprarem a bandeira da regularização imediata.

Segundo Laerte, isso vai trazer desenvolvimento para a região, afinal, com documento em mãos o produtor tem acesso ao crédito, gera mais renda e consequentemente melhora a qualidade de vida e garante a segurança das pessoas.

“As invasões acontecem em terras sem títulos. Se estivessem regularizadas, essa violência não existiria”, enfatizou.

Ao governador Confúcio Moura, ao chefe da Casa Civil, Emerson Castro, e ao secretário de Estado de Segurança Pública, Antônio Reis, o deputado disse ser fundamental a manutenção da Delegacia da Polícia Civil em Seringueiras, região onde estaria ocorrendo os maiores conflitos.

Para Laerte Gomes, é preciso manter a delegacia com um delegado e efetivo policial suficiente para atender a demanda e resguardar a segurança da localidade. O parlamentar também cobrou maior número de policiais nas delegacias dos demais municípios da BR 429.

O deputado afirmou, ainda, ser necessário aprimorar e ampliar o trabalho de inteligência da Polícia Civil. Laerte disse que as forças policiais precisam prender invasores armados que estão roubando animais, madeira, casa, fazendas e espalhando terror.

“Não estamos tratando de pessoas que buscam apenas por um pedaço de terra para dar sustento à suas famílias. Gente que age dessa forma como vem ocorrendo naquela região tem que ser tratada como bandido. É preciso separar criminoso de trabalhador”, declarou Laerte.

PRF

O deputado destacou que na época da abertura da BR 429, o Dnit receberia uma compensação voltada para a construção de um posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao longo da BR.

“O Dnit alega que até hoje não foi repassado o recurso para a execução da obra em questão, e peço aqui que o governo cobre este assunto do departamento”, concluiu o parlamentar.