Município que mais se desenvolve em RO ganha primeiros técnicos formados no Instituto Federal

Profissionais vão suprir demanda da região em setores da agropecuária, construção civil e tecnológica.

Publicada em 05/11/2012 às 12:06:00

Rondônia - Um dos municípios que mais se desenvolve no cone sul de Rondônia e detentor do melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, Vilhena, tem na produção de grãos de soja, milho, arroz e na pecuária o rotor de sua economia. Esse crescimento gerou uma demanda por profissionais especializados em vários setores. É neste contexto, que o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) chegou ao município há três anos, e na última quinta-feira, 01 de novembro, formou seus primeiros técnicos nos cursos de Eletromecânica, Informática e Edificações.

                         Ex-pedreiro Anderson Guedes recebe diploma de Técnico em Eletromecanica 

O mercado de trabalho da região ganhou 45 novos profissionais, que irão suprir a demanda existente, principalmente no setor agrícola, onde há uma procura por profissionais capacitados para atender as empresas de equipamentos e máquinas agrícolas instaladas no município. A solenidade de entrega dos certificados foi prestigiada por empresários, professores, diretores e pelos reitores dos Institutos Federais de Rondônia e Mato Grosso do Sul, Raimundo Jimenez e José Bispo respectivamente. Esteve presente também, o secretário municipal de Educação de Vilhena, José Carlos Arrigo.

                                             Formanda em edificaçoes comemora a conquista                                                                                                                 

O empresário do ramo de máquinas agrícolas, Arthur Fresoni, fez questão de comemorar a entrega de certificados dos estudantes e avaliou o momento como histórico. “Vejo o Instituto como marco em Vilhena. Somos uma cidade-polo. Faltavam cursos que o Instituto veio suprir. No meu ramo, nossa maior deficiência é de técnicos, que entendam o funcionamento dessas modernas máquinas controladas por computador e sistemas hidráulicos complicados. Eles vão trazer essa técnica que estamos precisando”. 

                                                                              Formandos

Um dos beneficiados com a chegada do instituto Federal na cidade, o ex-pedreiro Anderson Guedes, conta que se não fosse o IFRO, ainda estava consertando calçadas e muros. “Comecei o curso de Eletromecânica buscando uma nova expectativa de vida. Dei um salto enorme, e o Instituto me proporcionou isso”, conta emocionado.

                                                                 Formandos em Edificações

Guedes hoje é mecânico de manutenção de uma empresa multinacional. O ex-pedreiro revela que com a formação, seu salário triplicou e não vai parar de estudar, pois almeja fazer mais um curso pelo IFRO. “Passei de um salário mínimo para mais de três. Eu vejo meu futuro estabilizado. O que eu quero é aprender mais. No próximo processo seletivo estarei concorrendo a mais uma vaga”.

                                                    Reitor Raimundo Jimenez certifica estudante

Para a diretora do Câmpus Vilhena, Fabiola Santos, a diplomação dos jovens é um motivo de grande alegria e orgulho, por ser a primeira solenidade de colação de grau do Câmpus. ”Este ato representa a sensação de missão cumprida, e torna-se muito mais especial quando se trata das primeiras turmas. Será um avanço para o município. Hoje estamos oportunizando para os empresários, técnicos”, avalia.

                                                          Solenidade formatura em Vilhena

Elias Ferreira concluiu o técnico em Informática. Micro empresário, o estudante também ajudou aos colegas de curso através da oferta de estágio em sua loja de informática. “Temos muitas pessoas que entendem da área de novas tecnologias, mas com capacitação técnica certificada de uma escola federal, não possuíamos”. Com ênfase em programação, uma área carente no Estado, Ferreira diz que dois anos, foram bem produtivos. “Graças ao curso, meu irmão que também se formou, está desenvolvendo um projeto para integrar em um único sistema, todas as delegacias de Vilhena, isso mostra que a bagagem repassada foi satisfatória”, conclui.

“Estou imaginando o que será construído aqui nos próximos anos. Eu não estou falando em obras e prédios, mas em formação de homens e cidadãos que vão alavancar esta região e o país”. Com essas palavras o reitor do IFRO, Raimundo Jimenez abriu a solenidade de formatura. Em seu discurso, Jimenez fez um balanço da escola durante os quase quatro anos de implantação em Rondônia e do êxito do projeto de criação dos Institutos, principalmente pelo fato da educação tecnológica chegar aos municípios brasileiros. “Nós formamos cidadãos completos. Tenho certeza de que se o ministro da Educação estivesse participado deste ato, estaria muito feliz porque todas as políticas, que o MEC tem feito pela educação profissional tem dado resultado”, declarou.

O Campus Vilhena entrou em funcionamento no segundo semestre de 2010, oferecendo os Cursos Técnicos Subsequentes em Edificações, Eletromecânica e Informática. A partir de 2011, os mesmos cursos também foram ofertados de forma integrada ao Ensino Médio, além do inicio do curso de licenciatura em Matemática e de uma pós em Gestão Ambiental. Atualmente são mais de 800 estudantes matriculados, sendo 319 distribuídos entre 11 cursos na modalidade a distância.