Praça Pequeno Vitor Emanuel é inaugurada em Porto Velho

O local com área de 6.700.33 m² em situação de declive, envolto por vegetação nativa, ganhou cara nova e o movimento de crianças e adultos.

Publicada em 12 de December de 2016 às 11:25:00

Foi no entardecer da última sexta-feira (9), que a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), realizou a entrega da Praça Pequeno Vitor Emanuel, localizada entre as Ruas Carlos Mendonça, Getúlio Vargas e Av. Imigrantes. O local com área de 6.700.33 m² em situação de declive, envolto por vegetação nativa, ganhou cara nova e o movimento de crianças e adultos.

Moradora do Conjunto Santo Antônio há 38 anos, Edilene Rodrigues Cabral, mãe do menino Vitor homenageado com o batismo da Praça após seu falecimento aos 4 anos de idade decorrente de um acidente doméstico, comemorou a conclusão da obra tão esperada por todos. "Nós ficamos muito satisfeitos, estamos muito orgulhosos em ver a praça pronta. Satisfeitos pois foi uma promessa que o Mauro fez pra gente que graças a Deus se cumpriu, e a gente ta vendo a mesma alegria de antigamente, de noite essa praça cheia de papais, mamães e bebês. Nós agradecemos muito. Vai ser bem utilizada", comentou a psicóloga.

O projeto contemplou a demolição dos equipamentos existentes (bancos e estrutura não finalizada de brinquedos) e o aproveitamento da arborização. A ideia era permitir que a pista de caminhada fosse implantada no local gerando um sombreamento maior nas atividades físicas ou de lazer. A inclinação do terreno também foi aproveitada para escoamento da chuva para o canal. Para as crianças, foram instalados dois parquinhos para atividades infantis, com balanços, labirintos tubulares, gangorras, bancos, escorregadores e escadas, cercados por guarda corpo para maior segurança dos brincantes. A construção conta também com caminhos podotáteis para pessoas com visão reduzida, 25 vagas de estacionamento, sendo 15 para motocicletas e 10 para carros, duas delas para pessoas com deficiência.

O investimento total está avaliado em mais de R$900 mil reais. Foram seis meses de obra, segundo detalhou a secretária da Sempre, Amélia Afonso. "A gente queria na verdade que tivesse sido antes, mas a empresa que assumiu pela primeira vez infelizmente não concluiu, abandonou e então passamos mais ou menos 1 ano e meio com as burocracias administrativas até que pudéssemos relicitar a obra novamente e chegarmos a esse consenso", concluiu Amélia ao garantir estar satisfeita com o resultado final. "Houve uma atualizada para aproveitamento do espaço, visando ser um local aberto e reduzir até a criminalidade que tinha aqui. Era um espaço abandonado e não merecia esse destino, já que é um local bem centralizado", finalizou.

 

 

Texto e fotos: Comdecom