Prefeitura elimina árvores que representam riscos à população

Paralelamente, equipes estão plantando novas mudas para compensar as que estão sendo erradicadas.

Fonte: Sema
Publicada em 12 de julho de 2017 às 10:45
Prefeitura elimina árvores que representam riscos à população

Mais de 100 árvores que representavam riscos à integridade física das pessoas ou causar danos ao patrimônio público e privado foram erradicadas pela prefeitura de Porto Velho na gestão do prefeito dr Hildon Chaves. Paralelo a esse serviço, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) está plantando novas árvores para compensar as que estão sendo cortadas.

O subsecretário Robson Damasceno explica que atualmente o trabalho está sendo realizado em pátios ou proximidades de escolas públicas, hospitais, Ministério Público e Tribunal de Contas, entre outros. “A erradicação só acontece quando a equipe do Departamento de Proteção Ambiental constata que a árvore representa algum tipo de risco. Isso ocorre quando a árvore está morta, rachada ou tomada pelos cupins, por exemplo”, informa.

Além da erradicação, a Sema também realiza podas. Porém, em ambos os casos as equipes não atuam quando a árvore está muito próxima ou tocando na rede de alta tensão. Nesses casos o trabalho é feito pela Eletrobrás, que dispõe dos equipamentos apropriados para executar o serviço sem o risco de sofrer acidentes.

Em áreas particulares a Sema também não realiza poda ou erradicação. “O proprietário solicita a autorização e contrata pessoas especializadas para fazer o serviço. Porém, é necessário compensar com o plantio de outras mudas, conforme avaliação feita pelos técnicos da Subsecretaria de Meio Ambiente. Nosso trabalho é somente em órgãos públicos, áreas de proteção permanente e também nas vias públicas”, acrescentou.

PLANTIO

Robson Damasceno também informa que a Sema já plantou quase três mil árvores (2.860) na atual administração. Desse total, 600 foram plantadas no skate Parque, na região Leste da cidade e outras 600 na zona rural. A meta é produzir 250 mil mudas, sendo 150 mil para atender produtores rurais e 100 mil para arborizar a Capital.

Na cidade as mudas são plantadas em praças, parques, calçadas e pátios de prédios públicos, sempre obedecendo o plano de arborização. Para atender a região rural estão sendo produzidas mudas de árvores frutíferas com objetivo de reflorestar áreas degradadas e que possam gerar renda para o agricultor. “Os produtores interessados poderão nos procurar aqui na Sema a partir de novembro para se cadastrar e pegar as mudas”, informou Damasceno.

Árvores de valor comercial, como as que servem para produção de aglomerados estão sendo plantadas no Assentamento Santa Rita, a 50km sentido Acre, onde estudos estão sendo feitos pela prefeitura com objetivo de implantar um polo florestal.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook