Prefeitura organiza força-tarefa para atender moradores do Nossa Senhora das Graças

O prefeito Mauro Nazif disse estar ciente da situação da cidade como um todo e enfatizou que as reuniões com os moradores auxiliam na agilidade das ações da prefeitura.

Publicada em 23 de April de 2015 às 13:24:00


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif , e secretários municipais estiveram reunidos com os moradores do Bairro Nossa Senhora das Graças, localizado no Centro da capital. O Nossa Senhora das Graças é um dos mais antigos e estruturados da cidade com diversas lojas, posto de saúde, escolas, postos de gasolina, bancos, entre outros empreendimentos.

Na reunião que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, o prefeito buscou solução para as reivindicações da comunidade e comerciantes quanto à recuperação de ruas, substituição da iluminação de alguns locais do bairro e, principalmente, em se tratando da Avenida Nações Unidas um dos grandes pontos econômicos da cidade, a padronização de calçadas - com acessibilidade, paradas de ônibus adequadas, modernização do canteiro central, manutenção dos bueiros e revitalização da sinalização, reforma e sinalização das faixas de pedestre.

O prefeito Mauro Nazif disse estar ciente da situação da cidade como um todo e enfatizou que as reuniões com os moradores auxiliam na agilidade das ações da prefeitura. “Sei da realidade em que estamos. Mas é preciso compreender que quando assumimos tivemos que arrumar a casa. Estávamos com as ‘mãos amarradas’, sem poder fazer nada, não tínhamos como avançar. Tivemos que reestruturar as contas e contratos. Só para se ter uma ideia, hoje, temos mais de duzentos convênios ainda abertos devido a não prestação de contas do governo passado. Hoje temos maquinários nossos e condições. Estamos trabalhando com recursos próprios fazendo a drenagem de dezenas de bairros. Coisa que muitos não veem”, explicou.

A moradora Nalci Pereira é professora e fala da necessidade de cuidados com o bairro. “Sofremos por causa de um descuido que não iniciou na gestão do prefeito Mauro Nazif, mas necessitamos de uma atenção. Sabemos e reconhecemos que nessa gestão a saúde e a educação começou a andar. Agora faltar ver a melhoria do transporte urbano”, comenta.

Para atender a dona Nalci e demais moradores e comerciantes, uma força tarefa será realizada pelas secretarias envolvidas. Funcionará assim: é feita uma análise da necessidade da remoção ou poda de árvores, limpeza e desobstrução de bueiros. Na sequência, drenagem e recapeamento. A rua já asfaltada é novamente sinalizada na horizontal e se necessário feita a manutenção da sinalização vertical. Serão feitas compras e colocação de lixeiras a cada 100 metros na avenida Nações Unidas e colocadas as tampas de boca de lobo. Por último é feita a pintura do meio-fio e no final são revisados todos os pontos de iluminação.

Transporte Coletivo

O prefeito disse que teve muitos impedimentos para melhoria do transporte coletivo e que a prefeitura está em uma briga judicial com sistema de transporte. Ele afirma que as tarifas não aumentaram e que buscando uma terceira empresa para fazer parte do transporte ou a saída destas e a vinda de novas empresas. E a empresa que vier vai absorver essa mão-de-obra dos que hoje trabalham nestas duas empresas. “Somos um dos poucos Estados que manteve a tarifa”, esclarece Mauro Nazif.

Estavam presentes os Secretários Municipais de Obras (Semob), de Meio Ambiente, de Serviços Básicos (Semusb), de Transportes e Trânsito (Semtran), e o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

Por Rebeca Barca | Fotos Frank Néry