Programa IntegrArte promove oficinas em comunidades da Transamazônica

As oficinas foram voltadas principalmente para professores da Escola Estadual Santo Antônio do Matupy e da Escola Municipal Dom Pedro Ipiranga, ambas no distrito de Santo Antônio do Matupi...

Publicada em 09 de June de 2016 às 08:34:00

O programa de extensão IntegrArte, do Departamento de Artes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou entre os dias 2 e 5 de junho a primeira  série de oficinas de arte e educação ambiental para comunidades do entorno do Parque Nacional dos Campos Amazônicos.

As oficinas foram voltadas principalmente para professores da Escola Estadual Santo Antônio do Matupy e da Escola Municipal Dom Pedro Ipiranga, ambas no distrito de Santo Antônio do Matupi, no km 180 da BR-230 (Transamazônica).

As atividades fazem parte do programa de educação ambiental do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, uma importante unidade de conservação federal que está completando dez anos de existência e cujo território abrange áreas dos Estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

Nesta primeira etapa foram realizadas as oficinas: “Teatro e Mitos Amazônicos”, coordenada pelo professor Júnior Lopes; “Contação de história na temática socioambiental’, ministrada pelo professor Adailtom Alves; “Expressão Corporal” (para preparação da quadrilha ambiental da comunidade), conduzida pelo professor Luiz Lerro; “Stencil: Arte, Cidadania e Meio Ambiente”, ministrada por Marlon Tamboril, discente de Artes Visuais; e “Reconhecendo a fauna amazônica por meio da maquiagem artística”, coordenada pelo professor Alexandre Falcão e ministrada em colaboração com a discente Sheila de Souza (curso de Teatro) e o discente Marllon Tamboril (Artes Visuais).

Nas próximas etapas, novas oficinas serão levadas ao distrito de Santo Antônio do Matupi e a outras comunidades da região, inclusive comunidades indígenas, ribeirinhas e extrativistas.

Tais ações têm por objetivo contribuir com a formação continuada dos professores da educação básica destas comunidades; para o acesso à arte e cultura em uma região isolada, com pouca ou nenhuma oferta de cursos superiores presenciais ou mesmo cursos livres na área artística; e com a busca de alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da região, que enfrenta sérios problemas ambientais. A primeira série de oficinas foi muito bem recebida pela comunidade, contando com mais de 100 participantes, a maior parte deles professores da rede pública.

O programa de extensão Integrarte é contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC), realizado pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA).

Fonte: UNIR