Relações de gênero, onovo livro do acadêmico João Gomes Moreira

João Gomes Moreira explicou seu novo trabalho: “Este estudo investigou as relações de gêneros partindo do século XIV..."

Publicada em 27 de May de 2014 às 17:52:00

O escritor João Gomes Moreira, membro efetivo da Academia de Letras de Rondônia, ACLER, está com nova produção literária, “Relações de Gênero – Intercâmbio de ativos e afetivos”, um trabalho de pesquisa que, conforme o autor, levou cinco anos para ser concluído.

João Gomes Moreira explicou seu novo trabalho: “Este estudo investigou as relações de gêneros partindo do século XIV, destacando-se o papel central do trabalho na determinação do tipo de vida cotidiana. Suas influências sobre o pensamento e ação dos pares. O sistema de trocas materiais e subjetivas; e o binômio prazer/poder na divisão social do trabalho interno”.

O livro tem como base “a literatura sobre as relações anteriores, analisando dados referentes as interações familiares (da tradicional à contemporânea), o histórico de lutas do movimento feminista e de sua contraparte ---o movimento masculinista. Cinco categorias de codificação emergiram desta análise: liderança; comunicação; economia; trabalho e lazer; e, o tipo de pensamento sobre a política das relações de gênero”.

“Relações de Gênero - Intercâmbio de ativos e afetivos (XIV-XXI)” diz o autor, “conclui, considerando que se observa, com os dados levantados, que as relações de gêneros estão sob o impacto do novo paradigma relacional. A harmonia intergêneros passa pelo viés da compreensão da dinâmica das configurações vinculares dos grupos familiares e a busca de um diálogo aberto, positivo, assertivo e transparente”.

O livro, disse João Moreira, “é derivado da monografia de conclusão de curso de formação em Psicanálise Clínica: “Relações de Gênero ou relações degeneradas?”.

Maiores informações no endereço www.clubedeautores.com.br/book/165782--Relacoes_de_Genero.