Semob e Semubs se unem para implantar drenagem pluvial na Décima Avenida

Segundo Arnaldo Fortes, coordenador de vias urbanas da Semob, o problema na região são as águas pluviais que escorrem do bairro Alphaville para as ruas do bairro Nova Porto Velho.

Publicada em 27 de February de 2015 às 05:02:00

Porto Velho, RO -Através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Obras (Semob) e de Serviços Básicos (Semusb) a prefeitura de Porto Velho está trabalhando na infraestrutura do bairro Nova Esperança, região Norte da Capital. A Décima Avenida, que liga o bairro Nova Esperança ao bairro Alphaville, está sendo recuperada com implantação de rede de drenagem pluvial para, posteriormente, ser pavimentada. Essa semana a equipe de servidores está trabalhando na escavação e instalação da rede com tubos estruturados de PVC de 80 centímetros em um trecho de aproximadamente um quilômetro.

A tubulação passará pela rua do Caju até chegar na rua Silvânia, via que já foi asfaltada e onde as águas pluviais já estão canalizadas. “Estamos melhorando a infraestrutura das principais vias de acesso ao bairro e que são utilizadas para a passagem do transporte público coletivo. Essas melhorias vão garantir melhor mobilidade urbana aos moradores, já que essas ruas estão sendo alargadas e pavimentadas, e também proporcionará mais saúde para a vida dos cidadãos, pois com a drenagem pluvial, acabaremos com o problema de alagação e água escorrendo pelo meio-fio ou parada em poças na via”, enfatizou Gilson Nazif, secretário da Semob.

Segundo Arnaldo Fortes, coordenador de vias urbanas da Semob, o problema na região são as águas pluviais que escorrem do bairro Alphaville para as ruas do bairro Nova Porto Velho. “Quando fizeram o bairro não levaram em consideração a queda do terreno e não fizeram um projeto completo para a rede de drenagem pluvial, por isso, quando a água escorre, vai destruindo as ruas, formando poças de água e até alagando alguns pontos. Para solucionar o problema, fizemos um estudo topográfico da obra. A vazão das águas pluviais será lançada para o Igarapé dos Oleiros e serão construídas trinta e cinco caixas coletoras de boca de lobo e dez caixas secas”, detalhou Arnaldo.

Jessé Teles, morador do bairro Nova Esperança há oito anos, sempre utiliza a Décima Avenida como acesso à sua casa. “Fiquei muito contente quando passei por aqui e vi os funcionários da prefeitura cavando os buracos. Hoje está um transtorno, mas sabemos que é por pouco tempo. Vou aguardar ansioso para ver essa rua asfaltada. Uma coisa que achei que nenhum prefeito faria”, disse.

Por Malu Calixto