Semusa implanta pulseiras nos atendimentos realizados pelo Samu de Porto Velho

A Segurança do paciente é fundamental no cuidado, o programa busca prevenir e reduzir a incidência de eventos que gerem danos.

Publicada em 09 de November de 2016 às 10:10:00

O Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu-192), por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade (Demac) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza a II Semana de Segurança do Paciente de 07 a 11 deste mês em sua sede. O evento consiste em contribuir para a qualificação do cuidado no atendimento dos pacientes visando capacitar ainda mais os colaboradores da instituição.

De acordo com a diretora do Samu de Porto Velho, a enfermeira Mara Benedicta, este ano, Será implantado uma pulseira para identificação dos pacientes nas Unidades de Saúde. “Estamos implantando a identificação através da pulseira, que entendemos ser o básico para sua segurança, portanto, todos os pacientes do Samu estarão identificados com o nome, data de nascimento, e outras informações relevantes, com o intuito de auxiliar os profissionais dos hospitais para não confundir os pacientes e principalmente na medicação segura”, explica Mara.

A Segurança do paciente é fundamental no cuidado, o programa busca prevenir e reduzir a incidência de eventos que gerem danos, a qualificação dos profissionais abordará os seguintes temas: Samu e a segurança do paciente, esclarecimento sobre a RDC-36/2013 (resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa que regulamenta o serviço) e legislação específica, protocolos de identificação do paciente, de uso de medicamentos, de lavagem e higienização das mãos e prevenção de quedas.

A diretora do Demac, Francisca Nery, ressalta que o Samu de Porto Velho avança mais uma vez no quesito inovação e segurança, já que não é uma exigência do Ministério da Saúde a implantação do núcleo de Segurança do Paciente nos serviços móveis. “Objetivo é melhorar principalmente a identificação desses pacientes que utilizam nossos serviços e contribuir com os hospitais para que esses pacientes cheguem as unidades de Saúde previamente identificados, então, julgamos que seria importante e contribuiremos com todo suporte técnico para que seja desenvolvido o projeto para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclarece.

Joéliton Menezes

NIEMSUS/SEMUSA