23/11/2016 - 12h18min - Atualizado em 23/11/2016 - 12h18min

Sindicato cobra da Superintendência do Banco do Brasil esclarecimentos de como a reestruturação afetará funcionários em Rondônia

A chamada reestruturação contém uma série de medidas que irão reduzir o quadro de pessoal da empresa.

Em reunião solicitada pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), na manhã de ontem, 22/11, na sede do Sindicato, os dirigentes sindicais cobraram de Antônio Carlos Soares 'Toninho' (que assumiu recentemente a Superintendência Estadual) acompanhado de Olivete Barrichello, gerente administrativa, esclarecimentos sobre o processo de reestruturação anunciado no último domingo pelo BB, a nível nacional, e de que forma ele vai afetar as agências e os funcionários do banco público em Rondônia, além de exigir garantias e proteção a quem com este processo for atingido.

A chamada reestruturação contém uma série de medidas que irão reduzir o quadro de pessoal da empresa, via Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), e o número de agências, além de extinguir diversos cargos. O Plano de Aposentadoria Incentivada vislumbra atingir até 18 mil funcionários e prevê a redução de 402
agências em todo o país, além da transformação de outras 379 em postos de atendimento.

O Sindicato exige garantias de remuneração para os funcionários que tiveram cargos e funções cortadas, bem como a todos que ficarão de excedentes em cada agência. Para os funcionários que perderão os cargos, a reivindicação é que a Verba de Caráter Pessoal (VCP), que garante a remuneração, seja iniciada depois de 1º de fevereiro e que o prazo seja estendido para mais de 4 meses. Na minuta de reivindicações, o movimento sindical solicita VCP de 12 meses, em caso de reestruturação.

Os dirigentes do SEEB-RO pedem ainda que os caixas executivos que tiveram seus cargos cortados e não conseguirem realocação sejam contemplados com VCP, que hoje não tem previsão.

O superintendente confirmou que não vai haver fechamento de agências, mas que a reestruturação vai afetar o quadro funcional em praticamente todas as unidades, a exemplo da agência Centro Porto Velho, onde será reduzido o quadro em quatro postos efetivos, dois assistentes e um gerente de negócios, num total de sete empregados somente na agência principal do Centro da capital rondoniense. Além disso, duas agências (Cabixi e Corumbiara) serão transformadas em PA's (Postos de Atendimento) e, consequentemente, os funcionários  excedentes' terão que ser realocados para outras unidades e em outras localidades.

Toninho disse que, inicialmente, a Superintendência não pode projetar o número exato de quantos funcionários vão aderir ao plano de aposentadoria incentivada, mas garantiu que as vagas que serão abertas com as adesões serão prioritárias aos funcionários que serão atingidos com as realocações. Ele disse que a SuperBB fará 'o possível' para que todos os funcionários que, a partir de junho de 2017 que estão 'sobrando' ou 'faltando' nas agências, sejam realocados no Estado de Rondônia.

Questionado sobre a sobrecarga de trabalho que será ampliada com a redução no quadro de empregados, em comparação à demanda de clientela, o superintendente disse que o banco está investindo no chamado atendimento digital, o que não agrada ao Sindicato pela forma com que é instituído, unilateral e impositivamente e ignorando a figura do bancário.

Antônio Carlos Soares ficou de repassar ao Sindicato um estudo completo para definir as dotações dentro de cada uma das agências do Banco do Brasil em Rondônia.

"Consideramos positiva a visita do superintendente e sua boa vontade em fazer os esclarecimentos que queríamos, mas ainda assim estamos preocupados com esta situação que mexe com a vida de pessoas, de famílias inteiras e suas rotinas, que causa a intranqüilidade de pais e mães de família, que além de poder perder funções e comissões, também não sabem o seu destino adiante, para onde vão, para onde deverão ir, mudar de agência, de cidade e até de Estado. O banco não pode brincar com a vida das pessoas. Por isso vamos estar atentos para a movimentação de pessoal para que nenhum direito seja desrespeitado ou retirado, que os empregos sejam protegidos e vamos cobrar todas as promessas e garantias feitas pela Superintendência em defesa do trabalhador e também da população em geral, que sofrerá este impacto diretamente, pois se hoje o atendimento já é precário nas agências, será ainda piorado com a redução no quadro de empregados e fechamento de agências", mencionou José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.


MOBILIZAÇÃO

O Sindicato vai fazer reuniões nos locais de trabalho buscando informações e dando orientações aos funcionários, preparando atividades de mobilização locais e as que serão orientadas nacionalmente.

Por fazer parte do Comando Nacional dos Bancários, o SEEB-RO segue para Brasília nos próximos dias para participar da próxima reunião do movimento sindical com a direção nacional do Banco do Brasil, dia 1º de dezembro, em Brasília.

Fonte: SEEB/RO

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:36:00

Professor acusado de pedofilia tem liminar negada

Um professor de informática acusado de prática de pedofilia contra aluno de 13 anos deve continuar preso preventivamente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:34:00

Valor do DPVAT será descontado de indenização a idosa que se acidentou em ônibus

O juiz de primeira instância julgou improcedente o pedido de indenização.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:32:00

Defensor público só pode ser designado após esgotamento de tentativas de localizar acusado

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, deferiu pedido de liminar para determinar a realização de diligências para localizar uma mulher acusada de cometer crimes de injúria e difamação.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:31:00

Furto de celular em hospital não gera dano moral

O furto de aparelho celular do paciente no interior do hospital onde estava internado não é suficiente para gerar dano moral.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:25:00

Presidente do TJRO apresenta relatório de atividades da presidência no ano de 2016

A maioria das propostas do Plano de Gestão do Biênio 2016-2017 foi cumprida e as demais estão em andamento.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:19:00

Desembargador do TJ manda autos para Vilhena e ex-prefeito deve retornar à cidade 

Rover passa a responder a processo em primeira instância.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:14:00

Rondônia participa de debate sobre a erradicação do trabalho escravo no Brasil

Um novo passo foi dado na direção da erradicação do trabalho escravo no Brasil.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:10:00

Seduc abre mais de quatro mil vagas para novos alunos em Ji-Paraná e região

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu 4.321 vagas para novos alunos que desejar estudar na rede pública estadual a partir deste ano.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:04:00

Hospital Infantil Cosme e Damião recebe demanda de postos de saúde

Unidade deveria atender apenas alta complexidade.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 11:00:00

Estado assume gestão do Museu Histórico de Guajará-Mirim

O governo de Rondônia está reordenando o Museu Histórico de Guajará-Mirim para atendimento ao público. As novas adequações e serviços passarão a funcionar a partir de fevereiro.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:57:00

Deputado estadual Anderson Pereira parabeniza Porto Velho pelos 102 anos

Leia a mensagem.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:53:00

Nomeações, apesar de tudo

Por Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:50:00

Feriado de quê mesmo?

Por ​Professor Nazareno

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:45:00

Justiça Federal atende OAB e determina aplicação correta de recursos dos fundos de telecomunicações

O processo contra a União e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi apresentado por provocação do presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 10:41:00

Defensoria e Sejus iniciam mutirão carcerário na próxima semana

A decisão foi tomada na manhã de segunda-feira, durante reunião com o Governador, secretariado e instituições que compõem o Sistema de Justiça.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2016 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com