23/11/2016 - 12h18min - Atualizado em 23/11/2016 - 12h18min

Sindicato cobra da Superintendência do Banco do Brasil esclarecimentos de como a reestruturação afetará funcionários em Rondônia

A chamada reestruturação contém uma série de medidas que irão reduzir o quadro de pessoal da empresa.

Em reunião solicitada pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), na manhã de ontem, 22/11, na sede do Sindicato, os dirigentes sindicais cobraram de Antônio Carlos Soares 'Toninho' (que assumiu recentemente a Superintendência Estadual) acompanhado de Olivete Barrichello, gerente administrativa, esclarecimentos sobre o processo de reestruturação anunciado no último domingo pelo BB, a nível nacional, e de que forma ele vai afetar as agências e os funcionários do banco público em Rondônia, além de exigir garantias e proteção a quem com este processo for atingido.

A chamada reestruturação contém uma série de medidas que irão reduzir o quadro de pessoal da empresa, via Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), e o número de agências, além de extinguir diversos cargos. O Plano de Aposentadoria Incentivada vislumbra atingir até 18 mil funcionários e prevê a redução de 402
agências em todo o país, além da transformação de outras 379 em postos de atendimento.

O Sindicato exige garantias de remuneração para os funcionários que tiveram cargos e funções cortadas, bem como a todos que ficarão de excedentes em cada agência. Para os funcionários que perderão os cargos, a reivindicação é que a Verba de Caráter Pessoal (VCP), que garante a remuneração, seja iniciada depois de 1º de fevereiro e que o prazo seja estendido para mais de 4 meses. Na minuta de reivindicações, o movimento sindical solicita VCP de 12 meses, em caso de reestruturação.

Os dirigentes do SEEB-RO pedem ainda que os caixas executivos que tiveram seus cargos cortados e não conseguirem realocação sejam contemplados com VCP, que hoje não tem previsão.

O superintendente confirmou que não vai haver fechamento de agências, mas que a reestruturação vai afetar o quadro funcional em praticamente todas as unidades, a exemplo da agência Centro Porto Velho, onde será reduzido o quadro em quatro postos efetivos, dois assistentes e um gerente de negócios, num total de sete empregados somente na agência principal do Centro da capital rondoniense. Além disso, duas agências (Cabixi e Corumbiara) serão transformadas em PA's (Postos de Atendimento) e, consequentemente, os funcionários  excedentes' terão que ser realocados para outras unidades e em outras localidades.

Toninho disse que, inicialmente, a Superintendência não pode projetar o número exato de quantos funcionários vão aderir ao plano de aposentadoria incentivada, mas garantiu que as vagas que serão abertas com as adesões serão prioritárias aos funcionários que serão atingidos com as realocações. Ele disse que a SuperBB fará 'o possível' para que todos os funcionários que, a partir de junho de 2017 que estão 'sobrando' ou 'faltando' nas agências, sejam realocados no Estado de Rondônia.

Questionado sobre a sobrecarga de trabalho que será ampliada com a redução no quadro de empregados, em comparação à demanda de clientela, o superintendente disse que o banco está investindo no chamado atendimento digital, o que não agrada ao Sindicato pela forma com que é instituído, unilateral e impositivamente e ignorando a figura do bancário.

Antônio Carlos Soares ficou de repassar ao Sindicato um estudo completo para definir as dotações dentro de cada uma das agências do Banco do Brasil em Rondônia.

"Consideramos positiva a visita do superintendente e sua boa vontade em fazer os esclarecimentos que queríamos, mas ainda assim estamos preocupados com esta situação que mexe com a vida de pessoas, de famílias inteiras e suas rotinas, que causa a intranqüilidade de pais e mães de família, que além de poder perder funções e comissões, também não sabem o seu destino adiante, para onde vão, para onde deverão ir, mudar de agência, de cidade e até de Estado. O banco não pode brincar com a vida das pessoas. Por isso vamos estar atentos para a movimentação de pessoal para que nenhum direito seja desrespeitado ou retirado, que os empregos sejam protegidos e vamos cobrar todas as promessas e garantias feitas pela Superintendência em defesa do trabalhador e também da população em geral, que sofrerá este impacto diretamente, pois se hoje o atendimento já é precário nas agências, será ainda piorado com a redução no quadro de empregados e fechamento de agências", mencionou José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.


MOBILIZAÇÃO

O Sindicato vai fazer reuniões nos locais de trabalho buscando informações e dando orientações aos funcionários, preparando atividades de mobilização locais e as que serão orientadas nacionalmente.

Por fazer parte do Comando Nacional dos Bancários, o SEEB-RO segue para Brasília nos próximos dias para participar da próxima reunião do movimento sindical com a direção nacional do Banco do Brasil, dia 1º de dezembro, em Brasília.

Fonte: SEEB/RO

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 17:57:00

MP obtém prisão preventiva de suspeito de lotear e vender áreas de terra da reserva extrativista Angelim

Essas pessoas relataram aos policiais que compraram o lote do suspeito, ou foram incentivados a invadir a Unidade de Conservação, pagando taxas mensais, objetivando desmatar toda a Reserva e assim conseguir que o Estado desafetasse a área.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 17:52:00

Servidores municipais de Porto Velho decidem nesta terça-feira se mantém a greve iniciada nesta segunda

Durante a reunião o chefe de gabinete reforçou a proposta aceita pela prefeitura de suspender os efeitos da lei por 90 dias, tempo que será dedicado à elaboração dos cálculos precisos do impacto do quinquênio.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 17:02:00

STJ anula pena de usuário de droga condenado a sete anos de prisão

A discussão sobre a descriminalização do porte de drogas deve ter fim somente após decisão definitiva de outra Corte, o Supremo Tribunal Federal (STF).

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 16:58:00

MPF denuncia donos da Telexfree por sonegação de quase R$ 90 milhões

O trio também foi denunciado por crimes contra a economia popular – praticados por meio da implementação de um esquema semelhante à pirâmide financeira (Artigo 2 da Lei 1.521/51) – e por negociar valores mobiliários ...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 16:56:00

Decretado luto oficial no Judiciário

Sendo assim, as bandeiras, durante esse período, serão hasteadas a meio mastro nas unidades do Judiciário de Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 20/02/2017 ás 16:49:00

Servidor que aderir ao movimento terá dias paralisados descontados

Para dr Hildon Chaves, com pagamento em dia e negociações em andamento, greve não se justifica.

POLíTICA | matéria escrita em 20/02/2017 ás 16:42:00

STF julgará denúncia contra Valdir Raupp em março

Senador é acusado pela Procuradoria-Geral de República de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:51:00

MPF/RO e OAB processam Universidade Federal e União por falta de intérpretes de Libras

Maioria dos universitários surdos da Unir não tem assistência de tradutores e intérpretes durante aulas e provas.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:40:00

17ª Brigada de Infantaria de Selva coordena operação de garantia da Lei e da Ordem na Unidade Prisional \"URSO BRANCO\"

A ação será desencadeada mediante revistas utilizando detectores de minas e outros equipamentos de detecção e tem por objetivo proporcionar maior segurança para as pessoas da sociedade rondoniense.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:30:00

Governador convoca famílias a se envolverem mais no processo educacional das crianças para o fim da violência

Para o governador, somente a união entre as famílias, os organismos sociais, as escolas e os governos é possível mudar o atual cenário.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:24:00

Pirarucu, o anarquismo caboclo

Sem cordão de isolamento, sem Polícia nem milícia, porém com muita bagunca e malícia e autêntica alegria correndo nas veias, o Anarquismo Caboclo reinou soberano por entre as ruas...

POLíTICA | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:21:00

Porto Velho adere a sofisticado programa de combate à corrupção

​Programa permite prevenir, monitorar e detectar eventuais tentativas de fraudes e procedimentos suspeitos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:14:00

OAB/RO aprova criação da Comissão de Defesa e Proteção de Animais

Um dos motivos alegados para a criação é a questão que envolve maus tratos aos animais, seres que gozam de sentimentos cientificamente comprovados.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:12:00

Semana da ESA: programação conta com uma palestra em Porto Velho e três no interior

Em Porto Velho, os advogados poderão assistir à palestra “As Novidades da Lei 3.896/2016 (A Nova Lei de Custas de Rondônia)”, ministrada pelos especialistas Vinicius Lemos e Guilherme Pignaneli.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:06:00

Plataforma BID disponibiliza acesso a acervo jurídico para advogados de Rondônia

Segundo o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, oferecer benefícios e gerar conhecimento aos advogados são prioridades da gestão.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2016 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com