Sindicatos se reúnem com deputado federal e Sintero cobra audiência com a comissão

Presidentes e diretores de vários sindicatos de servidores públicos estaduais participaram de uma reunião com o líder da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba para discutir a situação da transposição.

Publicada em 08 de November de 2016 às 12:01:00
 (Foto: Secretaria de Imprensa)         Foto: Secretaria de Imprensa

Presidentes e diretores de vários sindicatos de servidores públicos estaduais participaram ontem, dia 07/11, de uma reunião com o líder da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba, para discutir a situação da transposição.

Na oportunidade todos os sindicalistas reclamaram da demora na divulgação das listas de servidores que estão passando para o quadro federal e da adoção de procedimentos pela comissão dos Ex-Territórios que estariam atrasando o processo.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse ao deputado que a comissão havia prometido acelerar os trabalhos e publicar uma certa quantidade de nomes por semana. “Hoje vemos que o resultado está muito longe do que foi prometido. Tem servidores que receberam a carta informando o deferimento da transposição há vários meses, mas não tem os nomes publicados no Diário Oficial. E quando sai no Diário Oficial demora mais dois ou três meses para entrar em folha. Essa é uma espera longa e angustiante que não deveria estar acontecendo”, disse Manoel.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que algumas práticas adotadas pela comissão estão atrasando ainda mais os trabalhos. “De repende eles resolvem reanalisar sem necessidade processos que já haviam sido analisados. Resolvem repassar todo o serviço que já havia sido feito. E isso parece ser de propósito para protelar ao máximo a transposição”, disse.

Depois de ouvir as reclamações e duras críticas, o deputado federal Nilton Capixaba relatou uma série de dificuldades enfrentadas para se resolver qualquer coisa em Brasília.

Segundo ele, a comissão dos Ex-Territórios reclama que a representação do governo federal em Rondônia não colabora com a agilidade dos trabalhos, não fornece as informações quando solicitadas e dificulta o acesso a documentos.

Ele sugeriu a realização de uma reunião dos sindicatos com a Samf, o governo do estado, a comissão dos Ex-Territórios e a bancada federal com a finalidade de identificar onde está o problema e buscar uma solução.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, cobrou uma audiência urgente dos sindicatos e da bancada federal com a comissão dos Ex-Territórios.

O deputado ficou de procurar nesta semana a comissão e a Casa Civil da Presidência da República para marcar uma reunião.

Fonte: Sintero