TJ apresenta na Fiero sua nova ferramenta de solução de conflitos

‘Resolva Aqui’ é um canal disponibilizado pelo Tribunal de Justiça que reduz o tempo de resolução de conflitos entre empresas e o consumidor.

Publicada em 27 de August de 2016 às 10:12:00

Palestra na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), nesta sexta-feira (26) divulgou a plataforma Resolva Aqui, canal online de resolução de problemas entre consumidores e empresas, relacionados à compra de produtos ou prestação de serviços. A ferramenta em uso foi criada a partir de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. O atendimento realizado por meio de link disponível no site do TJ-RO.

A palestra foi ministrada pelo juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Rondônia, Danilo Paccini, que destacou os benefícios do atendimento Online. “Através dessa ferramenta nós reduzimos o tempo de solução de problemas entre consumidor e fornecedor, além de disso, reduzimos custos e fluxos de processos que chegam ao Tribula. Todos ganham com esta nova forma de conciliação”, disse.

Paccini destacou ainda alguns indicadores de atendimentos já realizados no País. “O índice médio de solução é de 80%, o percentual de reclamações respondidas é de 99,6%, quando ao prazo leva em média para a obtenção de respostas é de 6,4 dias, já a avaliação do consumidor em relação aos atendimentos é de 3,2 (na escala de 1 a 5) ”, frisou.

As principais reclamações segundo o juiz, é de 54% relacionadas aos serviços das operadoras de telecomunicações (telefonia, internet e tv por assinatura), em segundo lugar vem os bancos, financeiras e administradoras de cartão com 22,1% e em terceiro o comércio eletrônico com 11,4%. “Os principais problemas relacionados a essas reclamações são de cobranças, contestações, contratos, ofertas, vício de qualidade, atendimento, SAC, entre outros elencados pelo relatório da Secretaria Nacional do Consumidor), explicou.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, disse que a Federação das Indústrias está disposta a ampliar as parcerias que visam levar informações que auxiliem os industriais. “Queremos ofertar aos empresários rondonienses palestras que ampliem as informações sobre diversas temáticas que auxiliem as indústrias a ofertar melhores serviços e elevação de sua produtividade”, afirmou.

Participaram da palestra o vice-governador do Rondônia, Daniel Pereira, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, o diretor geral do Escritório Comercial do Perú no Brasil, Antônio Castilho, diretores da Fiero, Conselheiros do Sesi e Senai, entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero