"Todos os homens do presidente" da Assembléia Legislativa no PT

Por Itamar Ferreira*

Publicada em 21 de August de 2013 às 18:15:00

"faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Ditado popular.

Nos últimos dias os filiados e simpatizantes, além da população, têm vistos atônitos a exposição de questões internas do Partido dos Trabalhadores na imprensa, feita principalmente pelo secretário de comunicação do Diretório Estadual, David Nogueira, além   de ataques sistemáticos contra o pré-candidato do PT ao governo em 2014, deputado federal Padre Ton, num cenário que a literatura bélica denomina como "fogo amigo"; além das redes sociais, como o Facebook.

Por trás desse destempero verborrágico está uma 'sangrenta' disputa interna que dura mais de dois anos, provocando uma profunda cisão interna, que teve reflexo nos últimos desempenhos eleitorais, principalmente no vexatório resultado da nossa candidata à prefeitura de Porto Velho em 2012, Fátima Cleide, que amargou um lamentável 5º lugar, obtendo menos votos do que os candidatos a vereadores.

O epicentro da beligerância está concentrada atualmente, principalmente, nas lideranças do grupo de Fátima Cleide, cuja tropa de choque é comandada por David Nogueira, Edson Silveira, Bernardo Ciro Lopes e João Leandro. O grupo age cegamente, com a visão nublada pelo desejo de defenestrar adversários internos,  nem que para isso tenham que sacrificar as questões de interesse do Partido, como a construção de uma candidatura própria ao governo.

O fato alegado para justificar essa interminável "guerra santa" é o 'grupo do Roberto Sobrinho', o que não passa de uma falácia, pois o ex-prefeito está afastado da vida partidária, cuidando de tentar provar sua inocência; ele não tem ascendência ou controle sobre deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, Diretório Estadual e militância do PT. Acreditar nisso é o mesmo que crer em teorias conspiratórias e lendas urbanas.

O título do artigo se refere à contradição dos comandantes da tropa de choque da ex-senadora, que arrotam moralidade, cobram ética partidária e ao mesmo tempo assessoram um adversário político do PT, que já fez vários ataques ao Partido, que é o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho, devidamente comissionados; ou seja, melhor fazer só o que eles dizem...

David Nogueira é o caso mais emblemático, inclusive está respondendo Comissão de Ética por isso, está nomeado no cargo de assessor parlamentar, cadastro nº 200152798, lotado na Escola do Legislativo, tendo viajado do dia 16 a 18 de junho último à Belém-PA, com o presidente da Casa, conforme Ato nº 2614/2013/]-SRH/P/ALE, publicado no Diário da Assembléia Legislativa do dia 21/06/2013. Veja a publicação no Diário da ALE-RO: http://www.alerondonia.kinghost.net/diario-oficial/arquivos-diarios/88210613.pdf

Formando um verdadeiro grupo de " homens do presidente" Hermínio no PT, além do David, o João Leandro ao que se sabe está também lotado no Gabinete da Presidência da ALE, com cadastro nº 200156042, no cargo assessor técnico (tem Ato da ALE-RO publicado no mesmo link acima); além disso, Bernardo foi nomeado em 05/12/2012, também no Gabinete da Presidência da ALE, estranhamente, dois meses e um dia após Hermínio ter saído do PT, ocasião em que saiu atacando o Partido, que moveu uma ação para tentar retomar o mandato dele.

Essa situação parece ir ao encontro do título de recente artigo de Ernande Segismundo: "Não há virgens em bordel". Este grupo, que está agindo como uns aloprados, sem medir as consequências de suas atitudes belicosas, está prestando um desserviço ao PT e dificultando a reconstrução de uma ampla unidade de ação, independente de pontuais divergências internas.

*Itamar Ferreira é bancário, sindicalista, diretor Sindicato Bancários, presidente da CUT, formado em administração de empresas e com pós-graduação em metodologia do ensino superior, pela UNIR, é acadêmico de direito, 6º período, FARO.