25/02/2011 - 15h28min - Atualizado em 25/02/2011 - 15h28min

Transposição garantida até 87. CONFIRA O DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO

GOVERNO FEDERAL RESOLVE MOSTRAR A VERDADE.Decreto deixa de fora aposentados e pensionistas e veda diferenças salariais.

Da reportagem do TUDORONDONIA

Matéria atualizada às 17h15 para correção de informações

O Ministério do Planejamento divulgou na tarde desta sexta-feira mais uma versão da minuta do decreto de regulamentação da transposição dos servidores públicos de Rondônia para a União.

O decreto, mais  claro depois de inúmeras confusões, ainda deixa uma dúvida  sobre os contratados até 1991, mas não fecha totalmente as portas para estes funcionários, pois estabelece, em um dos seus artigos, que, entre os que podem optar pela transposição, estão "os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do artigo  36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981". É nesse artigo da Lei que criou o Estado de Rondônia que ainda reside a esperança de milhares de servidores. 

O decreto  deixa de fora aposentados e pensionistas e não fala em servidores de empresas estatais.

Quando trata da questão salarial, é bastante claro: "É vedado o pagamento, a qualquer título, de diferenças remuneratórias", diz o decreto. 

Claro está que  entra mesmo quem foi contratado até 15 de março de 1987, data da posse do primeiro governador eleito de Rondônia. Os contratados até 1991 continuam dependendo de variadas interpretações jurídicas.

VEJA A ÍNTEGRA DA MINUTA DO DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO

DECRETO Nº , DE DE DE 2011.

Regulamenta os arts. 85 a 102 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010,

D E C R E T A:

Art. 1º O ingresso de servidores civis e militares do ex-Território de Rondônia e do Estado de Rondônia em quadro em extinção da administração federal, conforme previsto no art. 89 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e nos arts. 85 a 102 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, fica regulamentado por este Decreto.

Art. 2º Constituirão, mediante opção, quadro em extinção da Administração federal, assegurados os direitos e vantagens a eles inerentes:

I – os integrantes da Carreira Policial Militar e os servidores municipais do ex-Território de Rondônia que, comprovadamente, se encontravam no exercício regular de suas funções, prestando serviço àquele ex-Território, na data em que foi transformado em Estado;

II – os servidores admitidos regularmente nos quadros do Estado de Rondônia até a data de posse do primeiro governador eleito, em 15 de março de 1987; e

III – os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do art. 36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981.

Parágrafo primeiro. É vedado o pagamento, a qualquer título, de diferenças remuneratórias.

Art. 3º A opção de que trata o art. 2º deste Decreto será feita pelo servidor na forma do Anexo I no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da publicação da portaria de designação dos membros da Comissão Interministerial a que se refere o art. 5º deste Decreto.

Art. 4º Os servidores civis que passarem a constituir o quadro em extinção da administração federal continuarão prestando serviços ao Estado de Rondônia ou aos seus Municípios, na condição de cedidos, podendo ser aproveitados em órgão ou entidade da administração federal direta, autárquica ou fundacional, no interesse da administração.

Art. 5º Fica instituída Comissão Interministerial para promover a análise técnica dos requerimentos de opção e da documentação apresentada pelos servidores, composta por dois representantes titulares e dois suplentes dos seguintes órgãos:

I – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que exercerá a Presidência da Comissão;
II – Casa Civil da Presidência da República;
III – Ministério da Fazenda; e
IV – Advocacia-Geral da União.

§ 1º Os integrantes da referida Comissão Interministerial, inclusive seu Presidente, serão designados por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante indicação dos Secretários-Executivos ou autoridades equivalentes de cada órgão.

§ 2º A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão prestará suporte técnico e operacional aos trabalhos da Comissão Interministerial.

§ 3º Durante o período em que integrarem a Comissão Interministerial, os representantes de que tratam os incisos I a IV do caput ficarão dispensados do exercício das atribuições inerentes aos respectivos cargos efetivos ou em comissão, dedicando-se integralmente às atividades a cargo da Comissão.

§ 4º A Comissão Interministerial publicará ato disciplinando os procedimentos para apresentação do termo de opção e a documentação necessária para a comprovação do vínculo do interessado com o Estado de Rondônia.

Art. 6º Fica instituída Comissão Externa de Acompanhamento, com a finalidade de observar os trabalhos da Comissão Interministerial, composta por:

I – três representantes e três suplentes do Estado de Rondônia; e
II – cinco representantes e cinco suplentes das entidades representativas dos servidores do Estado de Rondônia.

§ 1º Os integrantes da comissão de que trata o caput serão designados por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante indicação do Governador do Estado de Rondônia do Coordenador-Geral da Comissão Intersindical de Servidores Públicos do Estado de Rondônia, no caso dos dirigentes sindicais.

§ 2º As atividades da Comissão Externa de Acompanhamento não ensejam o pagamento de qualquer tipo de remuneração a seus integrantes pela administração pública.

§ 3º Quaisquer deslocamentos, diárias ou passagens dos membros da Comissão Externa de Acompanhamento de que trata o caput deverão ser suportados pelas representações.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, de de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 27/04/2015 ás 21:19:00

Léo Moraes representa Rondônia em Conferência de Direitos Humanos

Este é um evento histórico promovido pela OAB Nacional e que reunirá grandes nomes da política, especialistas e militantes do Brasil e do mundo.

POLíTICA | matéria escrita em 27/04/2015 ás 21:13:00

Deputado Ezequiel Júnior intercederá por Etnia Tupari junto à SEDUC

Luiz Gonzaga lembrou que na “Etnia Tupari” de Alta Floresta reúne 5 aldeias e que todos estão muito insatisfeitos com a retirada da REN de localidade.

POLíTICA | matéria escrita em 27/04/2015 ás 21:11:00

Léo Moraes pede recuperação de asfalto em Porto Velho

O deputado citou, ainda, que no local existem extensos buracos que atrapalham o trânsito, criam poeira ou lama e colocam em risco a vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

POLíTICA | matéria escrita em 27/04/2015 ás 21:08:00

Deputado Dr. Neidson quer sinal de satélite em Nova Dimensão

Dr. Neidson explicou que, se houver sinal via satélite, a escola terá condições de implantar o diário eletrônico, o que possibilitará grandes benefícios tanto para os professores quanto para os alunos.

POLíTICA | matéria escrita em 27/04/2015 ás 21:06:00

Laerte Gomes solicita a construção de pontes

Em relação à ponte de concreto em Castanheiras, o parlamentar explicou que a extensão é de 70 metros e que há quatro anos a falta de condições de tráfego tem impossibilitado o escoamento de produtos agrícolas.

POLíTICA | matéria escrita em 27/04/2015 ás 21:02:00

Maurão de Carvalho discute projetos com gestores da Secel

Presidente da Assembleia e deputado Lebrão se reúnem com superintendente da pasta.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:52:00

Advogados do Cone sul recebem as novas salas de inclusão digital

Antes da inauguração de Vilhena, a OAB/RO já oficializou a entrega de salas nas Subseções de Ariquemes, Machadinho, Jaru, Ouro Preto D´Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici e Alvorada D´Oeste...

POLíTICA | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:51:00

Mais respeito aos que cuidam da nossa saúde

Valdemir Caldas

GERAL | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:49:00

Faculdade São Lucas alerta para a conscientização sobre o ruído de trânsito

O tema é de suma importância, pois pesquisas apontam que o ruído urbano, principalmente o de trânsito, é fator importante a ser considerado por autoridades e gestores na mitigação dos efeitos da exposição ao ruído não ocupacional.

GERAL | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:48:00

Rondônia se une à Suframa na divulgação dos incentivos fiscais e tributários na Amazônia

O evento antecederá a abertura da 4ª edição da Feira de Agronegócios Rondônia Rural Show, que será realizada no período de 27 a 30 de maio de 2015, no município.

GERAL | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:43:00

Práticas de ensino inclusivo melhoram indicadores em escola estadual de Ariquemes

Com base no projeto, os professores trocam práticas didáticas tradicionais pelo uso do teatro musical como método de ensino.

GERAL | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:38:00

Programa Título Já beneficiará 3 mil famílias em Ji-Paraná; cadastramento será até 30 de abril

O Programa Título Já tem o objetivo de legalizar imóveis urbanos em várias cidades rondonienses a custo zero para as famílias carentes.

GERAL | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:36:00

Jaru: Contribuintes têm até o dia 30 para pagar IPTU com 50% de desconto

Quem ainda não recebeu em casa a guia para pagamento deve procurar o setor de arrecadação da prefeitura para retirá-la.

GERAL | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:33:00

INFORME DA CUT: Trabalhadores de Jirau entram em greve e de Santo Antônio aprovam uma nova contraproposta

Em Santo Antônio a proposta também foi rejeitada, mas os trabalhadores optaram por aprovar uma contrapostas de 8,8% e continuar trabalhando.

GERAL | matéria escrita em 27/04/2015 ás 19:30:00

Prefeitura de Jaru embarga obra de empresa que quebrou e não consertou asfalto

A empresa já foi notificada três vezes, mas não acatou, por isso está proibida de continuar os serviços até que tome as devidas providências. Caso não cumpra novamente, a empresa será multada.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com