25/02/2011 - 15h28min - Atualizado em 25/02/2011 - 15h28min

Transposição garantida até 87. CONFIRA O DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO

GOVERNO FEDERAL RESOLVE MOSTRAR A VERDADE.Decreto deixa de fora aposentados e pensionistas e veda diferenças salariais.

Da reportagem do TUDORONDONIA

Matéria atualizada às 17h15 para correção de informações

O Ministério do Planejamento divulgou na tarde desta sexta-feira mais uma versão da minuta do decreto de regulamentação da transposição dos servidores públicos de Rondônia para a União.

O decreto, mais  claro depois de inúmeras confusões, ainda deixa uma dúvida  sobre os contratados até 1991, mas não fecha totalmente as portas para estes funcionários, pois estabelece, em um dos seus artigos, que, entre os que podem optar pela transposição, estão "os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do artigo  36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981". É nesse artigo da Lei que criou o Estado de Rondônia que ainda reside a esperança de milhares de servidores. 

O decreto  deixa de fora aposentados e pensionistas e não fala em servidores de empresas estatais.

Quando trata da questão salarial, é bastante claro: "É vedado o pagamento, a qualquer título, de diferenças remuneratórias", diz o decreto. 

Claro está que  entra mesmo quem foi contratado até 15 de março de 1987, data da posse do primeiro governador eleito de Rondônia. Os contratados até 1991 continuam dependendo de variadas interpretações jurídicas.

VEJA A ÍNTEGRA DA MINUTA DO DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO

DECRETO Nº , DE DE DE 2011.

Regulamenta os arts. 85 a 102 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010,

D E C R E T A:

Art. 1º O ingresso de servidores civis e militares do ex-Território de Rondônia e do Estado de Rondônia em quadro em extinção da administração federal, conforme previsto no art. 89 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e nos arts. 85 a 102 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, fica regulamentado por este Decreto.

Art. 2º Constituirão, mediante opção, quadro em extinção da Administração federal, assegurados os direitos e vantagens a eles inerentes:

I – os integrantes da Carreira Policial Militar e os servidores municipais do ex-Território de Rondônia que, comprovadamente, se encontravam no exercício regular de suas funções, prestando serviço àquele ex-Território, na data em que foi transformado em Estado;

II – os servidores admitidos regularmente nos quadros do Estado de Rondônia até a data de posse do primeiro governador eleito, em 15 de março de 1987; e

III – os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do art. 36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981.

Parágrafo primeiro. É vedado o pagamento, a qualquer título, de diferenças remuneratórias.

Art. 3º A opção de que trata o art. 2º deste Decreto será feita pelo servidor na forma do Anexo I no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da publicação da portaria de designação dos membros da Comissão Interministerial a que se refere o art. 5º deste Decreto.

Art. 4º Os servidores civis que passarem a constituir o quadro em extinção da administração federal continuarão prestando serviços ao Estado de Rondônia ou aos seus Municípios, na condição de cedidos, podendo ser aproveitados em órgão ou entidade da administração federal direta, autárquica ou fundacional, no interesse da administração.

Art. 5º Fica instituída Comissão Interministerial para promover a análise técnica dos requerimentos de opção e da documentação apresentada pelos servidores, composta por dois representantes titulares e dois suplentes dos seguintes órgãos:

I – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que exercerá a Presidência da Comissão;
II – Casa Civil da Presidência da República;
III – Ministério da Fazenda; e
IV – Advocacia-Geral da União.

§ 1º Os integrantes da referida Comissão Interministerial, inclusive seu Presidente, serão designados por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante indicação dos Secretários-Executivos ou autoridades equivalentes de cada órgão.

§ 2º A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão prestará suporte técnico e operacional aos trabalhos da Comissão Interministerial.

§ 3º Durante o período em que integrarem a Comissão Interministerial, os representantes de que tratam os incisos I a IV do caput ficarão dispensados do exercício das atribuições inerentes aos respectivos cargos efetivos ou em comissão, dedicando-se integralmente às atividades a cargo da Comissão.

§ 4º A Comissão Interministerial publicará ato disciplinando os procedimentos para apresentação do termo de opção e a documentação necessária para a comprovação do vínculo do interessado com o Estado de Rondônia.

Art. 6º Fica instituída Comissão Externa de Acompanhamento, com a finalidade de observar os trabalhos da Comissão Interministerial, composta por:

I – três representantes e três suplentes do Estado de Rondônia; e
II – cinco representantes e cinco suplentes das entidades representativas dos servidores do Estado de Rondônia.

§ 1º Os integrantes da comissão de que trata o caput serão designados por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante indicação do Governador do Estado de Rondônia do Coordenador-Geral da Comissão Intersindical de Servidores Públicos do Estado de Rondônia, no caso dos dirigentes sindicais.

§ 2º As atividades da Comissão Externa de Acompanhamento não ensejam o pagamento de qualquer tipo de remuneração a seus integrantes pela administração pública.

§ 3º Quaisquer deslocamentos, diárias ou passagens dos membros da Comissão Externa de Acompanhamento de que trata o caput deverão ser suportados pelas representações.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, de de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/09/2016 ás 11:01:00

MPF pede à Justiça que prefeitura de Porto Velho comprove a retirada de escavadeira histórica da EFMM

Pedido também inclui a aplicação de multa diária se Município descumpriu decisão judicial para resgatar a escavadeira.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 10:43:00

Pimentel vai reduzir secretarias, contratar servidores para postos de saúde e creches e 100% de arcondicionado nas escolas

O candidato a prefeito Williames Pimentel participou na noite desta quinta-feira (29.09), do debate promovido pela  Tv Rondônia, emissora da Rede Amazônica de Televisão.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 10:20:00

Candidato a vereador Dr. Artur Maldonado se reúne com grupo de professores

Durante o bate-papo, o médico portovelhense enfatizou ainda que irá fazer o possível para contribuir com melhorias em todas as áreas, criando projetos de lei e buscando as parcerias.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 10:09:00

Mostra Audiovisual com artistas convidados acontece na Galeria de Arte da UNIR

A Mostra acontece nos períodos de 27 de setembro a 13 de outubro, na Galeria de Arte no prédio da UNIR-Centro.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/09/2016 ás 09:56:00

TRT-RO/AC fecha Semana da Execução com 8,7 milhões em acordos e beneficia mais de 2 mil pessoas

​Segundo balanço final, índice de conciliação alcançou 61% dos processos analisados.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 09:32:00

Produtores do Norte e Nordeste terão até 95% de desconto para quitar dívidas rurais

Nova lei abre renegociação para agricultores. Quase um milhão de operações de crédito se enquadram nas normas publicadas ontem (29).

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 09:28:00

Planejamento para a aposentadoria – uma necessidade para o trabalhador

Além de conhecer as mudanças nas regras, fazer um planejamento para ter uma aposentadoria tranquila é mais do que uma alternativa à conjuntura desfavorável, é uma necessidade.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 09:25:00

MP recomenda suspensão imediata de cobrança de contribuição por asfaltamento a moradores de Vilhena

Para o MP, a cobrança aos moradores está sendo realizada, sem que sejam obedecidos critérios legais para tal.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 07:18:00

Em debate quente na TV Rondônia, candidatos a prefeito insistiram em promessas manjadas em vez de propostas inovadoras

Troca de acusações elevou o tom de um debate onde se sobressaíram Mauro Nazif, Ildon Chaves e Roberto Sobrinho; Léo Moraes e Pimentel foram poupados. Ribamar Araújo não influiu nem contribuiu para a discussão.

POLíTICA | matéria escrita em 29/09/2016 ás 22:28:00

Germano Soares, Presidente da FEBRAFISCO, afirma que a Previdência Social do Brasil não está “quebrada"

" O cidadão precisa conhecer alguns conceitos básicos para entender as inverdades que o governo divulga, pois só assim terá condições de se posicionar frente às reformas propostas".

POLíTICA | matéria escrita em 29/09/2016 ás 22:16:00

Léo Moraes pediu à justiça participação de Pimenta de Rondônia em debate da TV Rondônia; juiz indeferiu

Rede Amazônica, promotora do evento , proibiu a participação de candidato do PSOL que está atrás nas pesquisas.

POLíTICA | matéria escrita em 29/09/2016 ás 22:07:00

MP do ensino médio já recebeu mais de 500 emendas. Conheça algumas das mudanças propostas

A MP cria a Política de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

POLíTICA | matéria escrita em 29/09/2016 ás 22:01:00

Militares devem ser diferenciados na reforma da Previdência, diz ministro

“Antes de tudo, militar não tem Previdência [mas um sistema de proteção social]. Entendo que a Constituição trabalha com duas categorias: o servidor e o militar, com suas distinções e singularidades”, disse.

POLíTICA | matéria escrita em 29/09/2016 ás 21:57:00

STF pede manifestação do Congresso e da Presidência sobre MP do Ensino Médio

Após receber as informações, o ministro deverá levar a questão para julgamento na Corte.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com