25/02/2011 - 15h28min - Atualizado em 25/02/2011 - 15h28min

Transposição garantida até 87. CONFIRA O DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO

GOVERNO FEDERAL RESOLVE MOSTRAR A VERDADE.Decreto deixa de fora aposentados e pensionistas e veda diferenças salariais.

Da reportagem do TUDORONDONIA

Matéria atualizada às 17h15 para correção de informações

O Ministério do Planejamento divulgou na tarde desta sexta-feira mais uma versão da minuta do decreto de regulamentação da transposição dos servidores públicos de Rondônia para a União.

O decreto, mais  claro depois de inúmeras confusões, ainda deixa uma dúvida  sobre os contratados até 1991, mas não fecha totalmente as portas para estes funcionários, pois estabelece, em um dos seus artigos, que, entre os que podem optar pela transposição, estão "os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do artigo  36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981". É nesse artigo da Lei que criou o Estado de Rondônia que ainda reside a esperança de milhares de servidores. 

O decreto  deixa de fora aposentados e pensionistas e não fala em servidores de empresas estatais.

Quando trata da questão salarial, é bastante claro: "É vedado o pagamento, a qualquer título, de diferenças remuneratórias", diz o decreto. 

Claro está que  entra mesmo quem foi contratado até 15 de março de 1987, data da posse do primeiro governador eleito de Rondônia. Os contratados até 1991 continuam dependendo de variadas interpretações jurídicas.

VEJA A ÍNTEGRA DA MINUTA DO DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO

DECRETO Nº , DE DE DE 2011.

Regulamenta os arts. 85 a 102 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010,

D E C R E T A:

Art. 1º O ingresso de servidores civis e militares do ex-Território de Rondônia e do Estado de Rondônia em quadro em extinção da administração federal, conforme previsto no art. 89 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e nos arts. 85 a 102 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, fica regulamentado por este Decreto.

Art. 2º Constituirão, mediante opção, quadro em extinção da Administração federal, assegurados os direitos e vantagens a eles inerentes:

I – os integrantes da Carreira Policial Militar e os servidores municipais do ex-Território de Rondônia que, comprovadamente, se encontravam no exercício regular de suas funções, prestando serviço àquele ex-Território, na data em que foi transformado em Estado;

II – os servidores admitidos regularmente nos quadros do Estado de Rondônia até a data de posse do primeiro governador eleito, em 15 de março de 1987; e

III – os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do art. 36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981.

Parágrafo primeiro. É vedado o pagamento, a qualquer título, de diferenças remuneratórias.

Art. 3º A opção de que trata o art. 2º deste Decreto será feita pelo servidor na forma do Anexo I no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da publicação da portaria de designação dos membros da Comissão Interministerial a que se refere o art. 5º deste Decreto.

Art. 4º Os servidores civis que passarem a constituir o quadro em extinção da administração federal continuarão prestando serviços ao Estado de Rondônia ou aos seus Municípios, na condição de cedidos, podendo ser aproveitados em órgão ou entidade da administração federal direta, autárquica ou fundacional, no interesse da administração.

Art. 5º Fica instituída Comissão Interministerial para promover a análise técnica dos requerimentos de opção e da documentação apresentada pelos servidores, composta por dois representantes titulares e dois suplentes dos seguintes órgãos:

I – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que exercerá a Presidência da Comissão;
II – Casa Civil da Presidência da República;
III – Ministério da Fazenda; e
IV – Advocacia-Geral da União.

§ 1º Os integrantes da referida Comissão Interministerial, inclusive seu Presidente, serão designados por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante indicação dos Secretários-Executivos ou autoridades equivalentes de cada órgão.

§ 2º A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão prestará suporte técnico e operacional aos trabalhos da Comissão Interministerial.

§ 3º Durante o período em que integrarem a Comissão Interministerial, os representantes de que tratam os incisos I a IV do caput ficarão dispensados do exercício das atribuições inerentes aos respectivos cargos efetivos ou em comissão, dedicando-se integralmente às atividades a cargo da Comissão.

§ 4º A Comissão Interministerial publicará ato disciplinando os procedimentos para apresentação do termo de opção e a documentação necessária para a comprovação do vínculo do interessado com o Estado de Rondônia.

Art. 6º Fica instituída Comissão Externa de Acompanhamento, com a finalidade de observar os trabalhos da Comissão Interministerial, composta por:

I – três representantes e três suplentes do Estado de Rondônia; e
II – cinco representantes e cinco suplentes das entidades representativas dos servidores do Estado de Rondônia.

§ 1º Os integrantes da comissão de que trata o caput serão designados por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante indicação do Governador do Estado de Rondônia do Coordenador-Geral da Comissão Intersindical de Servidores Públicos do Estado de Rondônia, no caso dos dirigentes sindicais.

§ 2º As atividades da Comissão Externa de Acompanhamento não ensejam o pagamento de qualquer tipo de remuneração a seus integrantes pela administração pública.

§ 3º Quaisquer deslocamentos, diárias ou passagens dos membros da Comissão Externa de Acompanhamento de que trata o caput deverão ser suportados pelas representações.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, de de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 18/12/2014 ás 09:21:00

Parlamentares e ministros do STF receberão subsídio de R$ 33.763

O aumento para os ministros do STF eleva o teto salarial do funcionalismo público brasileiro, que, por lei, é fixado como idêntico ao subsídio dos ministros.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/12/2014 ás 09:19:00

STJ acolhe pleito da OAB: processos com vista retornarão em 60 dias

Segundo o presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, a medida inibirá o pedido de vistas, que só será feito agora quando houver grande dúvida ou em uma matéria extremamente importante.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/12/2014 ás 09:15:00

Procurador que fez comentários racistas em site de jornal não consegue suspender ação penal

No recurso em habeas corpus interposto no STJ, o procurador, que atua em causa própria, alegou que a acusação não deveria ser pelo crime de racismo, mas de injúria racial.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/12/2014 ás 09:12:00

Estado não é obrigado a fornecer medicamento a paciente com boa condição financeira

Não se trata de pessoa carente, uma vez que as condições financeiras do enfermo, possuidor de vários bens e elevadas aplicações financeiras, são mais do que o bastante para a aquisição.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/12/2014 ás 09:10:00

STF decide que processos penais em curso não podem ser considerados maus antecedentes

No recurso se discutia a possibilidade de considerar como maus antecedentes, para fins de dosimetria da pena, a existência de procedimentos criminais em andamento contra o sentenciado.

POLíTICA | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:48:00

Assembleia abre período de sessões extraordinárias e Hermínio Coelho alerta servidores para projetos polêmicos

"...porque estão aqui verdadeiras maldades contra o funcionalismo público. Esse governo já tirou dinheiro de todos os cantos e, agora, quer mexer nos fundos para manuseá-los da maneira como quise".

POLíTICA | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:46:00

Uso de carro oficial fora do expediente normal constitui ato de improbidade administrativa

Valdemir Caldas

GERAL | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:43:00

Programa “Adote uma Praça” é apresentado à Câmara de Dirigentes Lojistas

O presidente da CDL, Edson Gazoni, elogiou o Adote uma Praça e reconheceu a necessidade de iniciativas como essa serem adotadas na cidade.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:41:00

STJ atende OAB e federaliza crime contra os direitos humanos

Pela terceira vez na história o STJ aceita o Incidente de Deslocamento de Competência em casos envolvendo direitos humanos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:39:00

Novas sociedades de advogados podem solicitar o Simples na inscrição

As novas sociedades não precisam se preocupar com os prazos para as sociedades já existentes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:28:00

CNJ acolhe pedido da OAB e assegura férias dos advogados

O presidente do CNJ, Ricardo Lewandowski, divergindo do relator, votou pelas férias aos advogados.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:26:00

Novo CPC é aprovado pelo Senado e assegura conquistas para a advocacia

Dentre os principais pontos constantes no texto aprovado está o fim da compensação de honorários, a sua percepção pela pessoa jurídica e os honorários recursais.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:24:00

Tribunais têm autonomia para suspender prazos processuais, decide CNJ

A discussão foi motivada pela adoção da suspensão de prazos em diversos tribunais durante o mês de janeiro.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/12/2014 ás 17:21:00

Senado mantém aplicação supletiva e subsidiária do novo CPC ao processo trabalhista

"O artigo em referência retiraria a autonomia do direito processual do trabalho, colocando em cheque a aplicabilidade daquela legislação", defendeu.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com