Vencedores do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo parabenizam iniciativa

Idealizado pelo jornalista Carlos Araújo e instituído pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), com apoio do presidente Marcelo Thomé, o Prêmio, cuja solenidade de premiação aconteceu terça-feira, 19, na capital, consagrou e premiou profissionais da imprensa rondoniense.

Carlos Araújo/Fiero
Publicada em 22 de setembro de 2017 às 18:19
Vencedores do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo parabenizam iniciativa

Os jornalistas João Ricardo Pinheiro de Lima, Marcelo Freire, Aurimar Lima e Eduardo Kopanakis foram os primeiros colocados, nas categorias telejornalismo; impresso; web e rádio, respectivamente, da primeira edição do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo. A casa de evento Maison Madeira, local escolhido para a realização da solenidade, ficou repleto de profissionais da imprensa local, amigos e parentes dos finalistas e que ali estiveram para torcer pelos colegas.

Idealizado pelo jornalista Carlos Araújo e instituído pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), com apoio do presidente Marcelo Thomé, o Prêmio, cuja solenidade de premiação aconteceu terça-feira, 19, na capital, consagrou e premiou profissionais da imprensa rondoniense. O evento também celebrou os 31 anos de atividades do Sistema Fiero.

Convidado especial do evento, o jornalista Marcos Losekann participou da entrega das premiações. A presença do repórter da Rede Globo deu um toque especial à solenidade, que também teve homenagens aos jornalistas com 30 anos de profissão em atividade no estado. A Fiero ainda prestou emocionante homenagem in memoriam, inclusive prestando tributo ao saudoso jornalista Paulo Queiroz, que dá nome ao prêmio.

Com a matéria “Indústria e economia”, João Ricardo venceu em primeiro lugar na categoria telejornalismo. “Nesta noite, a palavra que encontro para resumir essa minha chegada até aqui é de agradecimento a todos que participaram da minha caminhada e acreditaram em mim e no meu trabalho”, disse o jornalista.

A importância desse Prêmio começa pela homenagem a Paulo Queiroz. Afirma Ricardo. “Essa iniciativa da Fiero fortalece a aproximação das empresas públicas e privadas e a imprensa. A iniciativa também valoriza a profissão e fortalece o elo telespectador - jornalista, pois com a responsabilidade de colher informações sempre olhando as duas faces da situação, a instituição mostra para o Brasil a fortaleza que é Rondônia” exultou.

Na mesma categoria também venceram os jornalistas Marindia Moura, em segundo lugar; Ruda Moreira, em terceiro. O quarto lugar ficou com Jaqueline Fonseca e em quinto, Meiriane Silva Santos.

Há 24 anos atuando na imprensa, o jornalista e editor do jornal Diário da Amazônia, Marcelo Freire conquistou o primeiro lugar com a matéria “Dragagem no rio Madeira abre nova rota da soja”. Entre os trabalhos deste veterano, destaca-se a participação no Prêmio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2014, na qual foi finalista na Região Norte concorrendo com jornalistas renomados do Brasil. Também foi finalista no Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico, em 2015, na categoria Transportes. 

Freire parabeniza a Fiero pela iniciativa e sucesso do Prêmio. “Esperamos que o Prêmio Fiero de Jornalismo se repita por vários anos. Rondônia tem muito que mostrar para o Brasil e o trabalho desenvolvido pelo setor econômico precisa ultrapassar a fronteira do Estado. Precisamos mostrar para o país que Rondônia está cumprindo o dever de casa”, comentou.   

  O Prêmio, nesta categoria, contemplou os trabalhos dos jornalistas Montezuma Cruz, que conquistou o segundo lugar e Giliane Perin, em terceiro lugar.

Webjornalismo também foi uma categoria disputada e o primeiro lugar ficou com Aurimar Lima Nascimento, do site O rondoniense, com a matéria “Pontes de concreto que elevam a história de Rondônia”. Aurimar credita sua participação no prêmio à dedicação do amigo jornalista Carlos Araújo que sempre incentivou, através da assessoria de imprensa, a valorização do profissional. 

A jornalista e professora acrescenta que os olhos da Fiero, governo e empresariado para o desenvolvimento econômico do Estado tem uma diretriz que é a melhoria da qualidade de vida do cidadão rondoniense e a construção de oportunidades no mercado de trabalho. “Oportuno em tempos pós-modernos onde a sociedade anda desiludida com os modos de produção. A matéria postada pelo site ORondoniense tem uma missão: valorizar nossa terra e nosso povo”, argumentou. 

Aurimar ressalta ainda que o Prêmio Paulo Queiroz de Jornalismo tem dois significados que se unem formando um todo. Um é o resgate da valorização da produção jornalística com foco no potencial de um povo e consequentemente a divulgação de novas oportunidades. Outro é estimulo ao empresariado que aposta em Rondônia e abre portas para a sua comunidade. É a certeza da lei do retorno, voltará em benefícios físicos e subjetivos.

Os jornalistas David Rodrigues do Passos e Hosana dos Santos Morais também foram destaques conquistando a segunda e terceira colocação na categoria webjornalismo.

O primeiro prêmio na categoria radiojornalismo ficou com o jornalista Eduardo Kopanakis, com a matéria “Industrialização rural”. “Agradeço a todas as pessoas envolvidas e aos organizadores do Prêmio”. Natural de São Paulo (SP), Kopanakis começou a carreira como locutor de rádio em Porangatu no interior de Goiás aos 16 anos. Desde 2013 morando em Porto Velho, e trabalhando na SICTV/RECORDTV, o jornalista se destacou com a cobertura em rede nacional da maior enchente do estado em 2014. “Ao longo da carreira recebi diversos prêmios, mas foi pela SICTV que entrei para o grupo seleto de profissionais que já ganharam o prêmio nacional de jornalismo Mediotronic”, disse.

Kopanakis lembra da importância de se valorizar a grande reportagem, que renasce nas redações dos jornais locais. Para ele, o Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo estimula o que há de melhor no jornalismo. “É uma forma de agradecer a quem faz do jornalismo uma ferramenta de avanço das nossas instituições e do nosso País, e que a Fiero continue com essa proposta de fortalecer ainda mais a classe, e dessa maneira divulgar o que o estado de Rondônia tem de melhor”, declarou. 

Os jornalistas Luiz Sérgio Araújo Gomes e Edson José Marques Lustosa foram contemplados na categoria radiojornalismo em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A solenidade do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo foi um dia de gratidão absoluta para mim. Afirmou o jornalista Carlos Araújo. “Gratidão pela profissão que me acolheu, gratidão pelos colegas que muito me ajudaram no início da carreira, lá no longínquo início dos anos 80. Gratidão ao Paulo Queiroz pelos ensinamentos e pela saudável convivência e gratidão a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, ao presidente Marcelo Thomé, por ter encampado essa ideia. Gratidão aos meus colegas de equipe: Alexandre Tavares, Humberto Oliveira, Vera Motomya, Liw Carolina, Otalício Santana, Ervamary Robaina e Felipe Brasil”, exultou.

“Este Prêmio”, destacou Araújo, “é um marco em minha carreira”. “E eu sempre enalteço a classe, muito desprezada num país onde a democracia muitas vezes parece mais uma história de faz de conta. Mas, faz parte. O tesão pelo jornalismo é maior. E a ética também. Hoje, são mais de 30 anos de jornalismo bem vividos, bem trabalhados”.

Ainda de acordo com o coordenador do Prêmio, “a ideia é homenagear a nós, jornalistas, e todos aqueles que compartilham conosco o entusiasmo de uma boa matéria, de um furo bem dado, de uma informação bem vasculhada. O Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo consagra, não apenas aos premiados, mas a todos que fazem do jornalismo a sua vida, seu sustento, seu trabalho, seu tudo. Só quem é jornalista entende e sabe o que quero dizer”, finalizou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook