Vereador Júnior Siqueira homenageia professor José Dettoni

O vereador Júnior Siqueira fez um breve relato para sua propositura e mostrou a importância do homenageado para o setor educacional de Rondônia.

Publicada em 10 de December de 2015 às 08:31:00

A Câmara Municipal de Porto Velho fez a entrega na última quarta-feira (2) do título de Cidadão Honorário do Municipio de Porto Velho ao Professor e Doutor José Dettoni.

O autor da propositura foi o vereador Júnior Siqueira (PSDC-Porto Velho) e aprovado por unanimidade pelos vereadores portovelhense.

Dettoni, ao ser homenageado, em seu discurso, agradeceu a Comenda e disse que sua parcela de contribuição ao setor educacional tem como objetivo maior o crescimento de Rondônia e, para tanto, procura trabalhar para que a educação tenha prioridade em suas ações.

Acompanhado de familiares, Dettoni recebeu elogios de diversos vereadores que fizeram uso da palavra e diversos colegas de faculdade e ex-alunos prestigiaram a solenidade.

O vereador Júnior Siqueira fez um breve relato para sua propositura e mostrou a importância do homenageado para o setor educacional de Rondônia.

Veja a seguir o discurso do vereador Júnior Siqueira:

 

DISCURSO - Venho a esta tribuna para falar sobre uma breve trajetória de vida do Professor e Doutor José Dettoni.

Ele nasceu em 20 de Julho de 1938, em Ilópolis, Rio Grande do Sul, filho de Guerino Dettoni e Rosa Zerbielli.

     Estudou por 13 (treze) anos em internato, na grande Porto Alegre, formando-se em filosofia. Cursou 02 (dois) anos de Teologia. Ainda estudante, conheceu 05 (cinco) países da América Latina, viajando sem luxo nem conforto.

     Lecionou em Porto Alegre por 05 (cinco) anos. Transferindo-se para Londrina–PR, lecionou por 15 (quinze) anos na Universidade Estadual de Londrina, concluindo, nesse período o curso de Direito.

       Sua Especialização é em orientação educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Campinas-SP, e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

         Veio conhecer Rondônia, a passeio com a família em 1984, atraído pela propaganda do governo Jorge Teixeira. E conforme o dito popular “Quem bebe água do Rio Madeira para cá retorna” e em 1.985 mudou-se para as “Terras de Rondônia”.

         Foi o primeiro Reitor eleito por voto da comunidade universitária da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em fins de 1988, assumindo o cargo no início de 1989. As condições da Universidade naquela época eram muito precárias: o campus, localizado no quilômetro 11 sentido Rio Branco-AC, no meio da mata amazônica, era propício ao império da Malária, que sem dó, ceifava a vida de professores, funcionários e alunos. O próprio reitor foi atingido pela doença, já que, não havendo ar condicionado, tinha que dar expediente de janelas abertas.

         O Campus não dispunha de água suficiente e nem de energia elétrica confiável, sem telefone, o reitor e sua equipe precisava se deslocar para o centro da cidade para contatos com Brasília. O telefone celular era coisa do futuro.  Mas o maior problema não era a água, telefone, energia elétrica e a malária, e sim, a falta de estrutura acadêmica: os professores, em sua maioria, faziam parte do grupo do segundo grau, do governo do estado que a hora que lhe aprouvesse, poderia inviabilizar o funcionamento da única Universidade no Estado de Rondônia.

         Numa ação conjunta da reitoria com as bancadas estaduais, federais e apoio desta Câmara de Vereadores, Brasília alocou 120 vagas de professores para Unir, possibilitando, assim sua consolidação, tanto em Porto Velho quanto no interior do Estado.

         Aposentando-se aos 62 anos de idade, o Professor e Doutor José Dettoni, aceitou o convite para ser Diretor Acadêmico da Faculdade São Lucas, onde trabalha até os dias de hoje. Sua grande preocupação principal sempre foi e continua sendo a qualidade de ensino-aprendizagem, sem a qual o bom resultado não acontece. Conhecedor de 25 (vinte e cinco) países e de 07 (sete) idiomas. É membro da Academia de Letras de Rondônia (Acler).

         Publicou os seguintes livros: O Repente Valores Antropológicos da Arte Efêmera; Desafio repentista; Enchente do Rio Madeira; Pós Enchente; O Voto; Porto Velho cem anos; Lucas- Evangelho da Misericórdia; Pai Nosso.

Meus Senhores e Minhas Senhoras!!!

São essas algumas das qualidades e referências pessoais e profissionais do nosso homenageado, que levaram-me a propor a presente Comenda e que foi aprovada pelos nobres colegas vereadores, a quem agradeço pela sensibilidade de prestar essa justa e merecida homenagem.

Ao finalizar meu discurso, parabenizo o nosso homenageado e os seus familiares pela merecida comenda. Aos amigos, ex-alunos, colegas de trabalho do Dr. Dettoni os nossos agradecimentos por prestigiarem esse momento único.

Que o espírito natalino possa habitar em cada um de nós. Desejo ao nosso homenageado e a todos presentes um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Parabéns !!!

Boa tarde e muito obrigado!